Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas conta com teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis

Foto Divulgação/Gazeta do Cerrado

O teste rápido, importante ferramenta para detectar precocemente doenças virais como HIV/Aids, hepatite B, hepatite C e sífilis, é realizado principalmente no Núcleo de Assistência Henfil, onde o paciente tem sua identidade preservada ao realizar qualquer procedimento e também recebe todo o suporte especializado necessário para seu atendimento.

Os testes rápidos devem ser sempre realizados de maneira regular, pois o tratamento se torna mais fácil quando detectado precocemente. A maioria dos Centros de Saúde da Comunidade já possui profissionais capacitados para realizar esse tipo de teste, facilitando o acesso da população aos métodos de prevenção.

Enfermeira no Henfil, Regina Ferreira Rodrigues esclarece como os pacientes são recebidos e encaminhados para realizar testes rápidos no laboratório. “Quando o usuário quiser realizar o teste rápido é só ele procurar o Henfil, que aqui as portas sempre são abertas. Quando o usuário chega, a recepção já o encaminha para o CTA, que é o Centro de Testagem e Aconselhamento. Ele passa por aconselhamento antes e é informado sobre que testes irá realizar, além de outras informações. Em seguida é encaminhado para a coleta do sangue. A imagem do paciente durante todo esse trajeto é preservada”, explica Regina, acrescentando que o tratamento para o HIV/Aids ainda é para vida toda, sendo essencial que seja realizado da forma orientada pelos profissionais e de maneira continuada.

“Fui bem recebida por todo pessoal. Os médicos sempre muito receptivos e cuidadosos comigo. Nunca me senti desamparada por nenhum dos funcionários, que sempre me trataram de uma maneira que eu não me sinta mal. Todo meu tratamento tem sido muito tranquilo”, revela Helena (nome fictício), soropositiva e que prefere não ser identificada.

Publicidade

Os testes realizados no Henfil são entregues em 30 minutos após a coleta. Em seguida, o paciente é encaminhado para o aconselhamento. Se o teste for positivo, o paciente é encaminhado para os exames complementares, tratamento e, caso necessário, fará outras consultas médicas.

Sair da versão mobile