A Prefeitura de Palmas começou a usar nesta quarta-feira (1º) equipamento especial para fazer a limpeza das estações de ônibus da capital durante a pandemia do novo coronavírus. Se trata de uma ‘bomba costal motorizada’, que serve para pulverizar os produtos de limpeza nos ambientes e acelerar a higienização.
A ideia é que ele seja usado em local de grande fluxo de pessoas.
A bomba, de acordo com a prefeitura, foi cedida por uma empresa particular para ajudar nos esforços de combate à Covid-19. Por enquanto, ela foi utilizada apenas na estação Apinajé, no centro da cidade, que é a mais movimentada da capital. Outras equipes realizaram a limpezas manuais nas estações Javaé (Taquaralto) e Xerente (Jardim Aureny III).
Segundo o gerente da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), Auriman Cavalcante Rodrigues, as equipes estão usando seis seis higienizações diárias com hipoclorito de sódio a 20%.
As equipes que trabalham no serviço são das Secretarias de Saúde (Semus), de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).
Foto: Edu Fortes