Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas é a terceira melhor cidade em gestão de saúde, diz estudo

Conforme o estudo feito pela empresa Marcoplan, especialista em estratégia e gestão, divulgado recentemente, Palmas é a terceira melhor cidade no ranking das 100 maiores do Brasil, em gestão de saúde. A Capital saltou da 19ª posição em 2005 para ocupar a 3ª posição, com o índice 0,688, conforme os indicadores sintéticos da análise na área.

 

Para garantir o acesso da população aos serviços em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Palmas tem ampliado seus investimentos na área da Saúde. O trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos é para fortalecer a Atenção Primária à Saúde – que é o atendimento inicial, nos Centros de Saúde da Comunidade – e, para que isso aconteça, uma série de ações vem sendo realizada.

 

Desde 2013, foram implantadas 38 novas Equipes de Saúde da Família, totalizando 83 equipes em atuação nos 33 Centros de Saúde da Comunidade, além de 32 novas equipes de Saúde Bucal, chegando a 69 equipes odontológicas que atuam nos Centros de Saúde.

Publicidade

 

Para dar suporte aos profissionais das unidades básicas, existem hoje 13 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), que também passaram a contar com mais profissionais e de novas categorias em sua composição, como pediatra, gineco-obstetra, terapeuta ocupacional, além dos que já atuavam anteriormente, como nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e profissionais de Educação Física.

 

O secretário municipal da Saúde, Nésio Fernandes, explica que o investimento na Atenção Primária é a principal maneira de melhorar a assistência à saúde, pois são estes profissionais que têm condições de fazer o acompanhamento clínico e efetivo da população. “Com uma rede básica bem estruturada, muitas demandas podem ser resolvidas ali mesmo. Apenas as situações mais críticas ou que exigem serviços mais complexos deveriam ser encaminhadas para outros níveis de assistência”, analisa.

 

A cobertura da Atenção Primária até dezembro de 2012 atendia 65,98 % da população de Palmas. Hoje, está em 100% de cobertura.

Estrutura física

 

Além da ampliação do acesso e a implantação de novas equipes da estratégia Saúde da Família, a Secretaria Municipal da Saúde também vem investindo na estrutura dos equipamentos públicos. Das 33 unidades básicas de Palmas, 100% passaram por reformas.

A saúde de Palmas ganhou dois Centros de Saúde que foram inaugurados recentemente. Outros dois Centros de Saúde ainda estão em fase de construção (207 Sul e Setor Sul).

Sair da versão mobile