Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas já registrou 213 positivos para Covid com maioria do contágio por contato com infectados

Palmas- Divulgação

Nesta edição do Boletim Epidemiológico foram confirmados mais 20 diagnósticos positivos de Covid-19, contabilizando agora 213 casos confirmados na Capital. Desse total de confirmações, estão recuperadas 59 pessoas e três foram a óbito em decorrência da infecção. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) informou ainda que Palmas soma 3.077 notificações de síndromes gripais, sendo 1.088 casos descartados. A última edição do Boletim Epidemiológico foi atualizada às 12 horas desta quinta-feira, dia 14.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, após investigação de um caso confirmado do Boletim anterior, foi constatado que a pessoa não é residente em Palmas. O caso foi repassado para o município de origem o retirado da contagem da Capital.

Internações


Em Palmas encontram-se hospitalizadas quatro casos confirmados da Capital, uma pessoa em estado grave e três em quadro de saúde estável. Outros 14 pacientes estão internados em Palmas em decorrência de Covid-19, porém são vindos de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.

Número de exames realizados


O Boletim Epidemiológico de Palmas também traz o número de testes para a detecção de Covid-19 realizados no município na rotina do dia anterior, quarta-feira, 14. Foram realizados 23 exames no Laboratório Central do Tocantins (Lacen) e 30 testes rápido no Laboratório Municipal de Palmas, totalizando 53.

 

Publicidade

Formas de contágio


Quanto às formas de contaminação, dos 213 casos positivos, 43,7% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 27,2% por transmissão comunitária, 16% em viagens a outros estados brasileiros, 5,6% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 4,7% estão em investigação epidemiológica e o 2,3% se contaminaram em viagens ao exterior.

Os dados demonstram que a disseminação do vírus por transmissão comunitária avança na Capital. Com essa forma de contágio é necessário redobrar as medidas de prevenção, pois não é possível saber onde se deu a contaminação, podendo ter ocorrido em qualquer lugar e por meio de qualquer pessoa.

Cenário no Brasil


Segundo o Ministério da Saúde (MS), até as 19h10, de quarta-feira, dia 13, o Brasil apresentava 188.974 casos de COVID-19 e 13.149 óbitos, com aumento diário de 749 mortes. Outras 78.424 pessoas estão recuperadas. Já a taxa de letalidade registrada é de 7,0% dos casos confirmados. Todas unidades da Federação possuem casos confirmados e óbitos por coronavírus.

LEIA: EXCLUSIVO GAZETA – “Tocantins pode se preparar para encarar dias duros”, analisa médico assessor do Ministério da Saúde sobre Covid

 

Sair da versão mobile