Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas sedia congresso de Uro-oncologia com cirurgias robóticas ao vivo

1º Congresso de Uro-oncologia da Região Norte terá cirurgias robóticas ao vivo

 

Nesta sexta, 29 e sábado, 30, Palmas sedia o 1º Congresso de Uro-oncologia da Região Norte, um evento gratuito que reúne especialistas locais e nacionais para discutir temas como cirurgias robóticas ao vivo, avanços no tratamento do câncer de próstata e discussões sobre a prevenção do câncer de pênis, além de fortalecer as ações do Novembro Azul.

O evento acontece na Afya Palmas – Faculdade de Ciências Médicas, com apoio da Rede Medical, e tem como público-alvo médicos, residentes e estudantes das áreas de urologia, oncologia, clínica médica e cirurgia geral.

O evento começa no dia 29, às 19h30, com a solenidade de abertura e mesas de debate sobre câncer de pênis e câncer de testículo. No dia 30, as atividades iniciam às 8h, com a realização de uma prostatectomia radical robótica pelo Dr. Rafael Coelho (SP), seguida por uma nefrectomia parcial robótica realizada pelo Dr. Nilo Jorge (BA). Essas cirurgias, transmitidas ao vivo, irdemonstrarão técnicas avançadas de cirurgia robótica.

Ao longo do dia, serão realizadas mesas temáticas abordando tópicos como câncer de próstata localizado, câncer de próstata avançado, câncer de bexiga e câncer de rim. O congresso reunirá especialistas de diferentes regiões do país, como o Dr. Tobias Machado (SP), Dr. Paulo Lages (DF) e Dr. Uira (GO), além de profissionais locais, como Dr. Hilton Soares e Dr. Hamilton Franco, que também é o organizador do evento e professor da Afya Palmas.

 

Dr. Hamilton

 

Entre os principais temas abordados estão os tipos de câncer mais prevalentes na oncologia urológica, incluindo o câncer de pênis, que tem maior incidência na região Norte. Para o Dr. Hamilton, o congresso é uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento científico no Tocantins. “Trata-se do primeiro evento de uro-oncologia da região, e ele busca impactar a formação e a atualização de médicos e estudantes, além de promover a integração entre especialistas locais e de outros estados”, explica.

Ainda segundo o médico, o congresso tem o potencial de crescer e consolidar a região como um polo de debate científico. “Esse congresso associa ensino, pesquisa e relacionamento entre médicos e a comunidade acadêmica. Ele aproxima profissionais de diversas áreas e coloca o Tocantins na rota nacional de eventos científicos, promovendo uma troca de conhecimento essencial para avançarmos em tratamentos e cuidados mais eficazes para os pacientes da região”, afirma.

O congresso foi planejado para atender a públicos diversos, desde médicos experientes até estudantes em formação inicial. “A presença de profissionais com grande casuística em cirurgia robótica no Brasil contribui não apenas para a troca de vivências e conhecimentos, mas também para oferecer uma experiência educativa completa, que beneficia toda a comunidade médica”.

O congresso é uma realização do Instituto de Cirurgia Robótica, com apoio da Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Sair da versão mobile