A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro concedeu entrevista nesta segunda-feira, 24, na TV Anhanguera ao vivo. Ela comentou o cenário na capital que lidera no número de casos da doença.
Ela não anunciou nenhuma nova medida.
Palmas beira os 11 mil casos. A gestora falou dos investimentos da gestão municipal, as medidas de contenção e o cenário na cidade.
Só este mês Palmas quase que dobrou o número de contaminados de 5.504 para 10.806.
Só este mês a capital quase que dobrou os casos. “O vírus espalha a medida que as pessoas circulam”, disse.
Ela citou a movimentação do período de temporada de praias mesmo sem programação e com restrições. “Não é fase que podemos baixar a guarda”, disse.
Sobre o salto de casos e novas medidas ela disse: “O comportamento da sociedade fala muito alto neste momento. Temos mais de 80% do comércio não essencial em Palmas funcionando”, citou.
“Existe uma pequena parcela da população que desafia como se a doença não existisse”, disse.
“Estamos bem longe de ser o epicentro desta epidemia principalmente quando compara o número de habitantes”, ponderou a prefeita mesmo com o aumento de casos. “Os números falam por si… temos aqui 13 mil pessoas que foram testadas e foram descartadas”, disse ao citar a taxa de letalidade.
“Está longe de ser estrutura perfeita e ideal mas não tivemos isso em grandes centros. É algo novo”, pontuou.
“Segundo os estudos e laudos nós vivemos em Palmas sim um período bastante crítico e que deve se estender ainda até setembro”, disse.
“O comportamento da sociedade como um todo também fala muito alto”, disse.
Testes
“A capacidade de testes está boa e pode ficar melhor ainda, já fizemos aproximadamente 30 mil testes e vamos adquirir outros 20 mil testes”, disse.
UPAs
Sobre as reclamações das UPAs: “reclamações elas existiam antes da pandemia e vai continuar na gestão de outros…”, pontuou.
“Muitas outras pessoas disseram que teria de forma irresponsável mas não temos”, disse sobre o hospital municipal. Palmas tem 21 leitos clínicos nas UPAs.
Ela citou o governo na previsão inicial de construir um hospital de campanha em Palmas e disse que colocou vários locais á disposição.
Cínthia anunciou que a Policlínica da 303 Norte vai atender 24 horas e a UPA Norte vai atender exclusivamente os casos de Covid a partir dos próximos dias. “Já está sendo preparado”, disse.
Cínthia disse que a fiscalização está nas ruas e lamentou o desrespeito aos fiscais.