Vacinas contra a Covid-19 – Foto – Raiza Milhomem
Lucas Eurilio
A vacinação contra a Covid-19 em Palmas tem avançado e várias pessoas já estão podendo se imunizar para ter um pouco mais de alívio em meio à pandemia.
Nesta sexta-feira, 28, a capital faz uma nova ampliação do grupo prioritário. Dessa vez, pessoas acima dos 30 anos poderão receber a primeira dose do imunizante.
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) abriu ainda um canal para facilitar o usuário do SUS a se imunizar. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário podem entrar no site e se cadastrar. É necessário informar o CPF, qual dose precisa tomar, o grupo ou condição de saúde e por fim escolher a Unidade de Saúde em que desejar tomar a vacina.
No dia, é necessário levar um documento pessoal com foto, laudo médico comprovando a condição de saúde (original ou cópia), cartão do SUS, caderneta da gestante (para grávidas), declaração de nascido vivo ou Natimorto para puérperas.
Mas a pandemia escancarou a pobreza que estava “escondida”. Com a Covid veio a falta de assistência, muitos perderam a casa, emprego, ente querido para o vírus e muitos se quer possuem acesso à internet, então, como essas pessoas poderão realizar o agendamento?
Nossa equipe entrou em contato com a Semus e questionou sobre as pessoas que não possuem celular e/ou acesso a Wi-fi ou internet móvel.
O órgão explicou que para quem não conseguir fazer o agendamento pelo site, pode ir ao local – com toda a segurança para não se contaminar – e agendar na própria unidade de saúde.
“A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que as pessoas que não possuem internet podem realizar o agendamento na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima*.