Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pancadas isoladas de chuva atingem cidades tocantinenses; “setembro já é transição”, diz meteorologista

Mês de setembro e muitas queimadas no Tocantins. Há semanas a Serra de Taquaruçu queima trazendo uma névoa seca sobre Palmas. Os tocantinenses clamam por chuva, pois as temperaturas no Estado já superam os 40 graus.

Por sorte, ou preferência divina, algumas cidades tiveram a glória de serem abençoada por chuvas nesta segunda-feira, 12. Isso mesmo, chuva no Tocantins em pleno mês de setembro. Internautas registraram o fenômeno em Itaporã e em Araguaína, ambas no norte.

Em Itaporã:

Em Araguaína, um morador também registrou a chuva:

Segundo o meteorologista da Unitins, José Luís Cabral, este fenômeno é a conhecida ‘chuva do caju’. “Já que no dia 7 ela não deu o ar da graça, pois setembro já é a transição. “Temos presenciado uma mudança lenta da atmosfera. Esse aumento da nebulosidade podem ser sinal do enfraquecimento dessa forte massa de ar quente e seca”, que segundo o professor, podem aumentar a incidência de chuvas isoladas.

Outro ponto importante destacado por José Luís é que não pode-se confundir com o início do período chuvoso. “A umidade do ar tem ficado abaixo dos 15%, nas horas mais quentes do dia. “Ontem dia 11, 40,2 graus em Porto Nacional. Então, já está na hora de chover um pouco”, explicou o meteorologista à Gazeta.

Foto: Jóse Luís Cabral

Sair da versão mobile