Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pandemia traça tendências de viagens para este ano

A pandemia trouxe diversos desafios para o turismo. Voos foram cancelados, fronteiras fechadas e as normas de isolamento não permitiram que as pessoas saíssem de casa para conhecer novos lugares. Em 2021, essa situação deve continuar, mas as viagens começam a ser retomadas aos poucos, desde que ofereçam segurança aos viajantes.

Essa é a percepção de pesquisas de empresas do setor. Por conta de tantas incertezas, os turistas estão procurando locais que disponibilizem normas de distanciamento, álcool em gel, privacidade e flexibilidade, por exemplo. Entenda quais serão as tendências de viagem neste ano:

1. Perto da natureza
Um levantamento do Sistema Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com base em um levantamento elaborado pelo Laboratório de Inteligência de Mercado em Viagens (TRLV Lab), aponta que regiões com cachoeiras, trilhas, cavernas e montanhas estão na mira dos viajantes.

2. Locais próximos
Um estudo da plataforma Booking.com mostrou que 55% dos brasileiros darão preferência por viagens perto de casa, principalmente as que possam ser feitas de carro, sem a necessidade de tranporte aéreo. Com isso, a demanda por destinos nacionais e regionais crescerá.

3. Roteiros curtos
Com a busca por passeios mais próximos, roteiros de finais de semana e feriados devem ficar em destaque. Além disso, os viajantes procurarão atividades em ambientes abertos.

4. Viagem de última hora 
Como é difícil prever quando a situação melhorará e as vacinas serão disponibilizadas para todos, por exemplo, o número de reservas espontâneas e upgrades deve aumentar. Isso é o que aponta o relatório global The 2021 Upgrade, do portal Hoteis.com. Segundo a pesquisa, 87% das pessoas serão mais impulsivas ao decidir a próxima viagem, visto que não dá para fazer muito planejamento com antecedência. No Brasil, essa porcentagem sobre para quase 92%.

5. Aproveitar hotéis ao máximo
O estudo da Hoteis.com também mostra que, ao escolher se hospedar em hotéis, as pessoas irão aproveitá-los ao máximo. Usar um roupão felpudo, pedir serviço de quarto e ir ao spa são algumas das atividades que terão bastante demanda.

Fonte: Casa e Jardim

Sair da versão mobile