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Papa cria perfil em aplicativo que permite publicar intenções de orações

Pope Francis points at a tablet as he unveils his own user profile in Click To Pray, the official app of the Pope's Worldwide Prayer Network, during the Angelus noon prayer he recited from the window of his studio overlooking St. Peter's Square, at the Vatican, Sunday, Jan. 20, 2019. Click To Pray is the official prayer platform for World Youth Day 2019, that Francis will attend in Panama January 22-27, 2019. (AP Photo/Andrew Medichini)

Os aplicativos estão por toda parte, não é mesmo? Até o Papa Francisco está endossando um. No domingo, 20, o pontífice promoveu um app chamado ClickToPray (“CliqueParaRezar”), antes da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.

O papa disse aos católicos a partir de sua janela com vista para a Praça de São Pedro, no Vaticano, para baixar e começar a usar o app — que a Agence France-Presse disse ter sido lançado em 2016 e que roda em iOS e Android em pelo menos seis idiomas —, durante sua oração semanal tradicional do Angelus.

A internet e as redes sociais são um recurso do nosso tempo”, disse o Papa. De uma varanda com vista para a Praça de São Pedro, Francisco fez então um gesto em direção a um tablet. O padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, levantou o dispositivo para a multidão ver.

“Aqui”, disse Francisco, “vou inserir as intenções e os pedidos de oração para a missão da Igreja”.

O ClickToPray permite que os usuários publiquem suas intenções de orações a qualquer momento — e também inclui recursos à la Facebook, incluindo uma linha do tempo. De acordo com a NPR, os usuários podem “escrever orações para casamentos, celebrações, doenças e muito mais, e outros podem clicar para orar com eles ou deixar um comentário”. Segundo o Vatican News, também há uma seção em que o Papa deixará a orientação de oração mensal e uma seção de “oração todos os dias”, “envolvendo três momentos diários”.

Francisco tem sido mais ativo online do que seus antecessores. Embora o Papa Bento 16 tenha entrado no Twitter em 2012, Francisco teve muito mais tempo para mergulhar nas redes sociais desde que assumiu o controle da conta @Pontifex em 2013, além de ingressar no Instagram em 2016 (curiosamente, em 2018 ele estava pedindo aos fiéis para gastar menos tempo nos seus smartphones).

Como a NPR noticiou separadamente, as tentativas do Papa de alcançar a demografia mais jovem foram recentemente ofuscadas por escândalos sexuais católicos institucionais, com uma pesquisa do Pew Research Center no final de 2018 descobrindo que a visão positiva do público dos Estados Unidos sobre sua abordagem da situação caiu, com apenas 31% dizendo que era “excelente” ou “bom”. No entanto, cerca de 18 mil usuários acessaram o aplicativo para ler suas orientações de oração para janeiro.

O ClickToPray é gratuito, e não há notícias de o Papa Francisco estar considerando faturar uma graninha com algum tipo de economia de micro pagamentos dentro do app.

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