Ícone do site Gazeta do Cerrado

Para ampliar oportunidades Sine atenderá exclusivamente deficientes nesta sexta

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho, o Sistema Nacional de Emprego-TO (Sine) realizará nesta sexta-feira, 23, o “Dia D” – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários e reabilitados do INSS.

A ação acontecerá somente no Sine (Centro), na Capital, no endereço 104 Sul, ACSE-1, Conj 03, SE 03, Lt 25, das 8h às 14h. Neste dia, o Órgão se dedicará exclusivamente ao atendimento da população com deficiência.

Na sexta-feira, o Sine contará com um sistema de atendimento diferenciado, onde terá no mesmo local, o público-alvo que preencherá o cadastro para as vagas de emprego, empresários que poderão empregar essas pessoas, profissionais diversos para esclarecer dúvidas, como psicólogos e médicos, entre outros.

A Ação do Dia D Dia D obedece à Lei de Cota prevista no art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que diz no seu Art. 93 que “a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5%  dos seus cargos com beneficiários reabilitados”.  O banco de dados do Sine  já constam um mil e 307 pessoas com deficiências cadastradas em todo o Estado.

A secretária da Setas, Patrícia do Amaral afirma que o Governo do Tocantins trabalha para assegurar o direito à estas pessoas, dando a elas  a oportunidade em candidatarem-se a uma vaga de emprego. “O Dia D é exclusivamente dedicado à intermediação dessa mão de obra: de um lado as pessoas que estão à procura de um emprego, e de outra, as empresas que querem contratá-las”, explica.

Dados

Em 2015 foram encaminhados ao mercado de trabalho 134 pleiteantes para ocuparem 44 vagas ofertadas. Mas ao todo foram selecionadas 46 pessoas aprovadas no processo de seleção. No ano passado, 11 empresas marcaram presenças no Dia D. A expectativa para 2016 é que o número ultrapasse o de 2015.

Empresas e Trabalhadores

Os empresários interessados em participar do evento podem procurar o Sine ou manter contato por meio dos telefones (63) 3218 1970 e 3218 1971. Já os trabalhadores com deficiência podem dirigir-se ao Sine Central munidos de documentos pessoais, Carteira de Trabalho e Seguridade Social (CTPS) e o número do Programa de Integração Social (PIS).

Fonte: Ascom

 

Sair da versão mobile