Ícone do site Gazeta do Cerrado

Para evitar queimadas na região de Taquaruçu uma força-tarefa de fiscalização é realizada

Integrantes de órgãos de fiscalização estão fazendo uma ação de fiscalização no distrito de Taquaruçu nesta sexta-feira,10, para coibir o risco de queimadas na região. A região foi atingida por um grande incêndio florestal na semana passada, demandando vários dias de combate de uma força-tarefa.

Segundo a Defesa Civil estadual, a ação desta sexta tem como objetivo impedir possíveis queimadas que possam estar sendo planejadas para os próximos dias.

O grupo se reuniu na Praça Joaquim Maracaípe e deverá percorrer propriedades em dez rotas que foram estabelecidas.

A fiscalização conjunta também vai atuar contra outros crimes ambientais flagrados na região. Participam da operação o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).

Queimada de grandes proporções

O fogo na região da serra do Lajeado, na zona rural de Palmas começou no fim de agosto. Os focos se espalharam por várias áreas e o combate foi dificultado devido aos locais de difícil acesso, como as encostas de morros e paredões.

A seca na região, que fez córregos e represas secarem, também dificultou o combate pelo helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Em alguns momentos a aeronave precisou buscar água no lago do Parque Cesamar e até em um tanque de piscicultura.

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Sair da versão mobile