Nesta segunda-feira, 8, foi dado início à retomada de forma gradativa e organizada das atividades comerciais consideradas não-essenciais em Araguaína. Para garantir esse retorno de forma segura, fiscais da Vigilância Epidemiológica e de posturas, tributários, ambientais e sanitários estão realizando a vistoria os estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento das regras estabelecidas no Decreto 227/20, publicado no último sábado.
Os agentes observam pontos como a fixação do termo de responsabilidade previamente preenchido no site da Prefeitura, disponível no link http://araguaina.to.gov.br/
A finalidade da fiscalização é orientar, educar e sobretudo garantir a segurança da população em relação à prevenção de contaminação pelo novo coronavírus. “A gente observa que todos estão dispostos a fazer sua parte e estão cientes de que só com as medidas de segurança conseguiremos manter as atividades funcionando”, comentou a fiscal do Departamento de Posturas e Edificações (Demupe) Isabela Rodrigues.
Responsabilidade de todos
“Fizemos algumas adaptações, como a instalação da pia para higienização na entrada, disponibilizamos álcool em gel em vários setores da loja e confeccionamos um panfleto informativo sobre os sintomas da covid-19 e as formas de prevenção”, pontuou Pedro Henrique Carvalho, gerente de uma loja de departamentos.
O gerente conta que a movimentação na loja superou as expectativas para este retorno e que tem observado uma mudança de comportamento dos clientes. “Antes tivemos alguns casos de clientes que se recusavam a usar a máscara, ou diziam que era besteira quando oferecíamos o álcool para higienização das mãos. Hoje, todos estão conscientes e fazendo sua parte”.
É importante reforçar que desde março a Prefeitura vem adotando medidas de prevenção e combate ao coronavírus e a retomada das atividades econômicas será feita de forma segura e gradativa.
Denúncias
As equipes de fiscalização estão realizando força-tarefa em vários pontos de Araguaína, além das visitas aos estabelecimentos comerciais, os fiscais seguem monitorando a população quanto ao uso obrigatório de máscaras e fiscalizando os bairros para evitar festas ou reuniões de pessoas nas residências.
Os telefones para denúncias são: 3411-5640; 3411-5639; 99949 5394, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e pelo WhatsApp no número: 99972 – 6133 ou pelo 190 da Polícia Militar.
A reincidência será motivo para imediata interdição do estabelecimento, sendo necessária a formalização de Termo de Ajuste de Conduta entre o Município, Ministério Público Estadual e o infrator para eventual reabertura.
O termo de responsabilidade preenchido pelo lojista, deve ser fixado na entrada do estabelecimento
Além de cumprir todas as regras do Decreto 227/20, a loja gerenciada por Pedro Henrique Carvalho confeccionou panfletos com orientações preventivas para os clientes
Fonte: Ascom Araguaína