Ícone do site Gazeta do Cerrado

Para sindicatos, retorno dos salários para dia 1º é uma atitude de respeito com os servidores

Redação Gazeta do Cerrado

Após o Governo do Tocantins anunciar o retorno, após anos, do pagamento dos servidores do Estado todo dia 1º de cada mês, a partir de outubro próximo, sindicatos representantes dos servidores públicos receberam a notícia com otimismo. Esse pleito foi solicitado várias vezes por sindicatos.

De acordo com o governo, a medida faz parte de ajustes para recuperar a saúde financeira do Estado,

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) nada mais é do que um ato de justiça. “Fruto de várias reivindicações do SINTRAS em reuniões e através de documentos oficiais. É uma demanda do sindicato que cobramos desde o início deste governo. Mas isso não tira nossa indignação do congelamento e não pagamento de progressões. Medidas que o Governo também deve tomar”, diz o presidente, Manoel Pereira de Miranda.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação (Sintet), José Roque Rodrigues Santiago, o retorno é uma atitude de respeito. “É uma obrigação do governo pagar os servidores logo no início do mês, pois, facilita para as pessoas programar e cumprir com seus compromissos pessoais como pagamento de escolas, saúde e outras despesas. É o papel do governo, uma forma de respeitar os servidores”, diz Roque.

Vários outros representantes de categorias ouviram pelo governo comemoraram a notícia.

“É uma reivindicação permanente do SISEPE-TO desde 2015, quando o então governador Marcelo Miranda suspendeu o pagamento do dia 1º, para o 12º dia de cada mês. Inclusive foi objeto de uma demanda judicial do SISEPE-TO, reivindicando o estabelecimento do pagamento para o dia 1º de cada mês. Quando o governador Mauro Carlesse assumiu o governo do Estado, dividiu a folha, pagando até o dia 1º os servidores com os menores salários. Mas, na campanha eleitoral do ano passado, Carlesse se comprometeu com os servidores em regularizar o pagamento até julho deste ano. Esse anúncio do Carlesse, em garantir o pagamento dos salários no dia 1º a partir de outubro, vem atender as reivindicações dos servidores públicos”, avalia Cleiton Pinheiro presidente do Sisepe.

O que diz o governador

“Isso é resultado das medidas de ajustes que tomamos. Foram decisões difíceis, mas necessárias para recuperar a saúde financeira do Estado. Cortamos despesas de todas as naturezas como aluguel de prédios, locação de carros, passagens, diárias, enfim! Tivemos que reduzir a folha de pagamento para buscar o enquadramento do Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal. E os resultados estão aparecendo com as obras, com os hospitais funcionando melhor, e para os nossos servidores eu quero dizer que a partir deste próximo mês de outubro, todos irão receber os salários no 1º de cada mês”, afirmou o Governador.

Sair da versão mobile