Ícone do site Gazeta do Cerrado

Paraíso do Tocantins mantém-se no Mapa do Turismo Brasileiro e fortalece sua posição no setor

Paraíso do Tocantins

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (SEMACTUR), informa que o município se manteve no Mapa de Turismo Brasileiro. Paraíso do Tocantins atendeu aos critérios exigidos pelo Governo Federal estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021.

A secretária de Turismo, Patrícia Nascimento, que também é Presidente da IGR-Instância de Governança Serras e Lago, destaca que estarmos inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, proporciona uma série de benefícios para o setor, além da visibilidade da cidade, tendo em vista a ampla divulgação realizada pelo Ministério. “Nosso desempenho é mensurado na plataforma desenvolvida pelo Ministério do Turismo SISMAPA 2.0., alimentada pela equipe desta Secretaria, estes dados com certeza podem proporcionar o impulsionamento da nossa região”, pontuou Patrícia.

A diretora de Turismo da SEMACTUR e presidente do Conselho de Municipal de Turismo, Thays Taiane Rocha, destaca que Paraíso recebeu o certificado que reconhece o Conselho Municipal de Turismo, por serem atuantes, e que em conjunto com o trade turístico e demais conselheiros, contribuem com estratégias para desenvolvimento da atividade turística em Paraíso.

O Gestor Celso Morais, parabeniza a parceria que o COMTUR, Conselho Municipal do Turismo de Paraíso tem com o município e, junto com a gestão, desenvolver diversas ações que buscam fortalecer o setor. “Paraíso é uma cidade que recebe muitas pessoas em relação a saúde, universidades, turismo empresarial, turismo religioso, turismo de negócios, de eventos, dentre outros e, se manter no mapa confere ainda mais credibilidade ao município para pleitear mais investimentos junto ao Ministério do Turismo, um trabalho que a gestão tem exercido com maestria e que contribui para o desenvolvimento do turismo local”, destaca Celso Morais.

Mapa do Turismo 

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de 05 variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Sair da versão mobile