Ícone do site Gazeta do Cerrado

Paranã: A nova rota turística do Tocantins

Cachoeira do Catoá

Paranã é um município tocantinense com um vasto território composto por rios, lagos, serras, nascentes exuberantes, águas quentes e uma cultura que nos leva ao Brasil colônia. Quando se falava em turismo no Tocantins, os locais mais lembrados e de maior procura eram o Jalapão, o Cantão, a Ilha do Bananal, as Serras Gerais e as praias de julho nos caudalosos rios do estado.

Agora um elemento novo e bem vigoroso passa a compor os atrativos turísticos do Tocantins. Grande parte do território de Paranã se divide com Goiás na região onde está localizada a Chapada dos Veadeiros recheada de belíssimas cachoeiras, mirantes, comunidade tradicionais, águas quentes, cavernas e paisagens deslumbrantes. E o surpreendente é que grande parte desse potencial turístico está localizado dentro do território de Paranã, ou seja, no Tocantins.

Pela distancia ou pela recente divisão do estado, pouco se sabia sobre essa região. Agora, após as autoridades estaduais voltarem os olhos para esta riquíssima região, inúmeros locais que eram explorados e vendidos os pacotes de visitação como sendo Goiás, passaram a ter endereço mais preciso em suas chamadas, ou seja, Paranã, Tocantins.

A divisa do Tocantins com Goiás está localizada no rio das Pratas, um rio recheado de belas cachoeiras e que, para acessar estas belas quedas d’ água, é preciso atravessar de Goiás para o Tocantins onde o relevo permite acesso ao fenomenal Complexo do Prata, com as Cachoeiras Rei e Rainha Prata.

Publicidade

Adentrando o território tocantinense vamos encontrar o magnifico Complexo Canjica e Complexo Águas lindas com aguas cor de esmeralda e cachoeiras com piscinas naturais em seus platôs. Até poucos dias tudo isso era considerado Goiás, especificamente, Cavalcante.

E não paramos por ai. Um pouco a frente temos o pico da Serra das Traíras com seus 1560 metros de Altitude onde pode se enxergar até 60 quilômetros de distancia nos inúmeros mirantes a margem da estrada. Inclusive um destes mirantes, de tão alto se chama “pertinho do céu”.

E após uma caminhada de 8 quilômetros p0ara o oeste, chegamos ao que parece ser uma das sete maravilhas do Brasil, a espetacular Cachoeira do Catoá. Sem muita explicações, pois é preciso conhecer para entender a magnitude das criações que Deus nos ofertou aqui na terra. A água parece uma pepita gigante de esmeralda e a cortina de agua desce de uma altura de cerca d e 70 metros. O vento as vezes, devido a altura, transforma o forte jato de água em vapor.

Seguimos então para uma outra cachoeira aconchegante nas cercanias: a Cachoeira do engenho, que é frequentada pelos moradores do simpático Distrito de Campo Alegre onde vamos encontrar a pousada de Dona Maria para descansar do longo passeio.

No trajeto entre Paranã e Campo Alegre, em uma propriedade privada, jorra uma fonte de água quente que propicia um gratificante relaxamento. Para ter acesso a essa fonte é preciso ter autorização dos proprietários pois o local não possui oferta de visitação turística.

Do outro lado da Serra das Traíras , nas divisas de Palmeirópolis, São Salvador e Goiás vamos encontrar o lago de São Salvador recheado de pousadas em sua volta. Ali já recebe milhares de turistas trazidos por operadoras de Brasília e Goiânia. Saindo de Campo Alegre podemos chegar a Minaçu por uma estrada sinuosa e íngreme sobre a serra que não faz inveja aquelas estradas lá do himalaia. Boa pra off road.

Existem ainda um incontável numero de cachoeiras e poços de águas verdes esmeralda perdidos ao longo da Serra das traíras. Trechos dos rios Custódio, Santana e Lages ainda estão adormecidos sem serem descobertos. Todo dia descobrem um lugar interessante por ali.

Se você quiser atravessar a fronteira do Tocantins e se dirigir ao município de Cavalcante , irá complementar seu passeio com dezenas de cachoeiras que se espalham pela Chapada até Alto Paraiso.

O governo estadual vendo a potencialidade desta região e o isolamento em que se encontrava, decidiu investir em melhorias na região. Esta semana decretou a estadualização da estrada que liga a cidade de Paranã ao Distrito de Campo Alegre e deste a fronteira com Goiás lá no rio das Pratas.

Bem, brevemente iremos apresentar novos atrativos e novos roteiros dessa belíssima região que se apresenta ao trade turístico do Tocantins. Pelo andar da carruagem, algumas agências do Tocantins deverão ofertar pacotes para esta localidade neste verão. Iremos informar a vocês as ofertas e as novidades.

Fonte: Tocantins Travel 

Sair da versão mobile