Equipe Gazeta do Cerrado
Um Vídeo recebido de um morador de Paranã mostra a ponte do Rio São Domingos nesta segunda-feira, 27, com a água já muito próxima das tábuas.
https://www.instagram.com/gazetadocerrado/reel/CYBjKyDFtEG/?utm_medium=copy_link
A Prefeitura de Paranã e a Defesa Civil Municipal pedem que a população evite a passagem pelo local. Ainda não é possível saber se há danos nas vigas de sustentação da ponte e não se pode descartar o risco de desabamento.
A mesma recomendação vale para a Ponte do Riacho Fundo.
Decreto
A Prefeitura do Paranã decretou nesta segunda-feira, 26 de dezembro, estado de calamidade pública, por causa das enchentes que atingem o município.
Há várias comunidades rurais e famílias totalmente isoladas pelas enchentes, sendo que o salvamento, em alguns casos, será possível apenas por meio aéreo.
⚠️ DECRETO
Com o decreto, passa a ser possível fazer contratação dos serviços emergenciais necessários para o atendimento dos moradores da cidade. E o documento também pode facilitar a transferência de recursos Estaduais e da União para a Prefeitura fazer essas ações emergenciais, além do recebimento de cestas básicas e outros itens urgentes.
Famílias ilhadas
Nesta segunda-feira, 26 de dezembro, mais um resgate foi realizado com sucesso. A família de 10 pessoas estava ilhada na Fazenda Vaja Alegre. Foi necessário usar barco motorizado, além de percorrer uma rota de fuga a pé de 2 km até o barco. Todos passam bem, apesar do susto e estão alojados na casa de parentes.
As equipes da Prefeitura continuam trabalhando no auxílio de várias outras famílias em situação de risco.
Um abrigo improvisado está montado na escola Floracy.
Quem precisar de ajuda pode acionar as equipes de resgate pelo telefone: (63) 98425-0527.