Ícone do site Gazeta do Cerrado

Parceria entre UMA e creche vai levar troca de conhecimentos entre idosos e crianças

Foto – Divulgação

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, localizado na 305 Sul, firmou parceria com a Universidade da Maturidade – UMA/UFT, para trabalharem juntos o
acolhimento, as vivências e a troca de conhecimentos entre crianças e idosos, no contexto do projeto EcoPonto na Escola, que articula o diálogo de propostas pedagógicas da Educação Infantil, Educação Intergeracional e Educação Ambiental.

A proposta tem o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED) e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), e envolve acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), além dos idosos que estudam Gerontologia na Tecnologia Social Universidade da Maturidade – UMA/UFT.

Foto – Divulgação

Segundo a professora doutora Neila Osório, coordenadora da UMA/UFT, as atividades envolvem práticas dos conceitos de aprendizagem intergeracional entre crianças e idosos, além de alcançar os jovens acadêmicos envolvidos na parceria. “Ficamos felizes pela oportunidade de fazer parte da rotina do Cmei João e Maria, e parabenizamos a equipe pela consciência e o respeito aos conhecimentos alcançados pelos nossos velhos”, comemora Osório.

A professora Luciene Poerschke, gestora do CMEI, lembrou que a Semed recomenda às instituições municipais desenvolverem atividades em parceria com as comunidades que contemplam objetivos do Projeto Político Pedagógico. “Com a presença das universidades no Cmei, ampliamos nossas ações de interações entre a sociedade e a criança, e esse processo estimula o respeito entre as pessoas, a harmonia de ideias e o zelo pelo meio ambiente”, explica Poerschke.

Durante os encontros, as crianças, jovens acadêmicos e os idosos da UMA/UFT participam de atividades com troca de saberes sobre o currículo infantil, o envelhecimento ativo e a sustentabilidade. E estão entre elas, a construção coletiva de brinquedos com sucatas, a montagem de uma horta suspensa de ervas aromáticas, com material reutilizável e a implantação de um ponto de coleta seletiva no Cmei João e Maria.

Foto – Divulgação

Fonte – Assessoria

 

Sair da versão mobile