Secretaria garante que medidas de segurança e sanitárias estão sendo cumpridas
O Parque Cimba está recebendo em média 600 pessoas por dia, desde a reabertura há quase 20 dias. O volume atual garante a não-aglomeração, que limita até 500 pessoas de uma só vez, e está sendo regulado por servidores da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Além disso, logo na entrada, os visitantes estão sendo orientados a seguirem as medidas de segurança contra a covid-19.
Nessa etapa de reabertura das atividades em Araguaína, o local está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 5 às 21 horas, ficando fechado aos finais de semana e feriados. “Além dos servidores abordando na entrada, também há cartazes instruindo sobre as medidas preventivas, como o uso de máscara, distanciamento de dois metros e uso das pistas somente no sentido anti-horário”, explicou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira.
Medidas necessárias
O superintendente municipal da Vigilância em Saúde, Eduardo Freitas, afirma que as melhores maneiras de enviar o vírus, mesmo em locais abertos como o parque, ainda são as mesmas do início da pandemia. “Usar máscara, estar sempre higienizando as mãos com álcool em gel ou líquido, que seja 70º, e evitar ao máximo tocar nas coisas e levar mãos na boca, nariz ou olhos”.
Outro comportamento necessário é também manter as roupas higienizadas. “Luva é ilusão, porque a pessoa pode levar a luva infectada para ao rosto, do mesmo jeito que se estivesse sem ela. a orientação vale para qualquer peça de roupa, por isso assim que chegar em casa, é bom já tirar a roupa e colocar para lavar, e tomar banho. O sabão mata o vírus”, detalhou o superintendente.
Casos em Araguaína
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), Araguaína tem atualmente 8.153 casos e 103 mortes por Covid -19.
Fonte: Secom Araguaína
Foto: Marcos Sandes