Novamente, fenômeno natural causa destruição e mortes no Haiti, no Caribe. A passagem do furacão Matthew deixou pelo menos 843 mortos e 90 desaparecidos na região, segundo informações de a agência de defesa civil local. Os vendavais e temporais também promovem destruição em massa de edificações e casas e mais de 60 mil pessoas desabrigadas.
O vento de cerca de 230 km/h, registrado no dia 5 de outubro, também derrubou árvores, barrancos e pontes. De acordo com as autoridades americanas, o furacão batizado de Matthew está deixando um rastro de destruição no estado da Flórida com chuvas torrenciais que já causaram destelhamentos de casas, de edificações e comércios, além de deixar mais de 600 mil pessoas sem energia e continuará avançando para os demais estados da costa americana.
Esse é o pior furacão já registrados nos últimos 12 anos, e infelizmente deve permanecer até o final de semana pela costa americana. Vários alertas foram emitidos pela defesa civil e que a ordem é evacuar as cidades a serem atingidas como Jacksonville, Flórida, Savannah, Geórgia. Aproximadamente três milhões de habitantes estão no caminho da tempestade devem procurar abrigos disponibilizados pelos governos locais.