O PCdoB do Tocantins informou em nota que vai lançar uma frente Social, Parlamentar e Política na defesa das eleições gerais e contra as reformas ultraliberais de Temer. Essa frente deverá reunir, segundo o partido, setores da intelectualidade regional, das lideranças religiosas e tradicionais, dos movimentos sociais para organizarem um grupo de ações que ampliem o alcance social do debate das contra reformas de Temer e a necessidade de eleições gerais no Brasil.
O Secretário da Saúde de Palmas, Nésio Fernandes foi reconduzido na presidência da legenda do Estado.
Confira a íntegra da nota:
O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil no Tocantins eleito na I Conferência
Extraordinária no último dia 29 de abril, reuniu-se neste sábado, 24 de junho, para deliberar sobre os encaminhamentos do encontro.
Após apresentar a Nota da Comissão Política Nacional “Fora Temer, Diretas Já!” foi realizado intenso debate sobre a atual conjuntura e os desafios estratégicos do Partido no Brasil e no Tocantins. Foi deliberado sobre o lançamento no Tocantins de uma Frente Social, Parlamentar e Política na defesa das eleições gerais e contra as reformas ultraliberais de Temer. Essa frente deverá reunir setores da intelectualidade regional, das lideranças religiosas e tradicionais, dos movimentos sociais para organizarem um grupo de ações que ampliem o alcance social do debate das contrarreformas de Temer e a necessidade de eleições gerais no Brasil.
A direção eleita, composta por 51 membros, definiu uma Comissão Política composta por 21 membros e um secretariado de 15 membros.
A direção eleita deliberou que Nésio Fernandes, médico e atual Secretário da Saúde de Palmas-TO, será reconduzido à presidência estadual do Partido e Waldson da Agesp, 8° candidato mais votado nas últimas eleições para vereador na capital, assuma a vice- presidência estadual do Partido. Para o presidente reeleito, a experiência eleitoral e maturidade política do vereador Waldson da AGESP o gabarita para ser o construtor e articulador da chapa própria do Partido para Deputado Estadual nas eleições em 2018.
Por outro lado, FRANSCISCO VIANA CRUZ, economista e ex-presidente do Conselho Regional de Economia, professor do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, organizador dos dois Planos de Governo do Prefeito da Capital, Carlos Amastha, foi indicado para participar da Comissão Política Estadual e para conduzir os trabalhos da Fundação Maurício Grabois no Tocantins.
O ex-presidente da UJS-TO, diretor da UNE e da UBES, CARLOS ELIAS BENEVIDES DE OLIVEIRA, assumirá a tarefa como Secretário de Organização do Partido.
Com o desafio de amadurecer e requalificar a intervenção dos comunistas no movimento sindical no estado, CLAUDEAN PEREIRA LIMA, presidente do Sindicatos dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins e membro da CTB, conduzirá a Secretaria de Assuntos Sindicais.
DORINEIDE ASSUNÇÃO, militante do MTST, quadro histórico do movimento de reforma urbana no Tocantins, assumirá a tarefa de organizar a política de financiamento do Partido.
O educador e atual Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Palmas, DANILO DE MELO SOUZA, assumirá a condução dos trabalhos regionais da Escola Nacional do PCdoB “João Amazonas”.
EDY CESAR, advogado presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-TO e professor universitário, presidirá a condução da organização dos trabalhos do Partido na Região Norte do Estado do Tocantins.
O histórico militante do PCdoB, EMIVAL DALAT, acompanhará os trabalhos da UJS nos movimentos de juventude.
O comunicador social e produtor audio-visual, Cesar Luis Martins Barreto (PIVA), conduzirá os trabalhos de Comunicação e Propaganda do Partido no Estado.
MARIA LUIZA GOMES, atual coordenadora estadual da UBM no Tocantins, organizará o movimento negro nas esferas de atuação do PCdoB.
Veja a composição atual e atuação da Direção Eleita:
- Nésio Fernandes De Medeiros Junior
- Waldson Pereira Salazar
- Carlos Elias Benevides De Oliveira
- Dorineide dos Santos Rodrigues Assunção
- Cassius clay Assunção Fonseca
- Claudean Pereira Lima
- Cristina Rosa De Aguiar
- Cesar Luis Martins Barreto (PIVA)
- Emival Dalat
- Rahissa Pelles
- Danilo De Melo Souza
- Francisco Viana Cruz
- Edy César dos Passos Júnior
- Germana Pires Coriolano
- Maria Luiza Gomes da Silva
- Maria Aparecida Roseno Lira Martins
- Amanda Texeira
- Fabio Renato de Sousa Diehl
- Juacir De Sousa Ribeiro
- Magno Monte
- Nahete de Alcântara Silva
- Ulisses Vasconcelos
- Ivanete Pereira Silva Lima
- Telma Correia
- Assis Oliveira
- Alailson Aguiar
- Dirceu Ferraz De Oliveira Junior
- Professora Ivany
- Rodolfo Costa Botelho
- Ruilteblam De Sousa Brito
- Jeremias Campelo
- Raimundo Carlos Pereira Da Silva
- Andson Jose Da Silva
- Marina Andressa de Sousa
- Hildeclecio Vinicius De Souza Pinto
- José Marcio Junior Da Silva Costa
- Márcia Da Silva Karajá
- Patrick Das Neves
- Thallyta Lucia Maciel
- José leonis de souza
- Egildo Da Silva Vasconcelos
- Mano Wilson Moreira
- Mozaniel De Souza Silva
- Francisco Montel
- Iranilton Sales De Almeida
- José Conceição Rodrigues
- Ariana Coelho De Oliveira Dias
- Deusivania Mota Do Nascimento
- Ellyonai Aires Batista
- Fernanda Pereira Arantes Martins
- Juliete Oliveira
Veja à Resolução Aprovada pelo PCdoB no Tocantins.