Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pela 1ª vez na capital, Ministra faz discurso contra violação dos direitos humanos e apelo por cuidado com conselheiros tutelares

Maju Cotrim

Nesta  segunda-feira (27), a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, está em Palmas, capital do Tocantins (TO), onde realizou a entrega  de onze carros e kits de equipagem para Conselhos Tutelares do estado. O investimento do Governo Federal para a ação é de R$ 1,4 milhão.

Ela foi recepcionada pelo deputados federais Eli Borges, Tiago Dimas e Professora Dorinha, vários prefeitos, o presidente da ATM,

Diogo Borges, o reitor da UFT, Luiz Bovolato e outros políticos. Eduardo Mantoan representou o senador Eduardo Gomes.

O evento teve apresentação cultural da UMA e dos indígenas xerentes.

A ministra disse que a defesa das crianças e adolescentes é uma prioridade do governo federal.

Ela enalteceu os deputados da bancada principalmente Dorinha. “Por conta da luta dela hoje é possível anunciar a cada da mulher brasileira e ela me ajudou a trazer o Qualifica Mulher”, disse ao agradecer.

“Este governo tem como prioridade a inclusão”, disse. Foi a primeira vez que ela veio a Palmas.

“Nossa grande obra é cuidar da vida e da pessoa humana”, disse ao defender a atuação do ministério.

Apelo pelos conselhos tutelares

“Esse governo prioriza e valoriza os conselheiros tutelares, são eles que atai lá na ponta, temos no Brasil conselheiros ameaçados de morte…. Prefeitos: Os conselheiros não são seus inimigos, são seus parceiros. Tenho visto conselheiros precisando de apoio psicológico”, comentou.

“Cuidem dos nosso heróis dos cotidianos, na infraestrutura dos equipamentos porque são grandes os desafios das crianças do nosso país”, disse.

Ela defendeu ainda que os direitos humanos andem lado a lado da segurança pública.  “Nosso Brasil precisa resgatar o direito  das crianças”, pontuou .

Ela fez um discurso forte contra os tipos de violência.

Mais parcerias

“Estamos assinando uma parceria com Palmas e Araguaína para capacitação das mulheres”, anunciou.  Será assinado ainda um Termo de fomento de R$ 590 mil também para mais etapas do curso Qualifica Mulher. A emenda é do deputado Eli Borges.

As entregas

Serão beneficiados os Conselhos Tutelares dos municípios tocantinenses de Colméia (1), Combinado (1), Goiatins (1), Itacajá (1), Lavandeira (1), Nova Olinda (1), Palmeirópolis (1), Riachinho (1), Santa Terezinha do Tocantins (1), Sítio Novo do Tocantins (1), Sítio Novo do Tocantins (1) e Tupiratins (1).

Além dos carros, os kits são compostos por computador, impressora, refrigerador, bebedouro e TV com acesso à internet. 

A ação de entrega dos equipamentos aos Conselhos Tutelares faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), que irá destinar 854 carros em todo o país até o final de 2022.

Na oportunidade, a ministra também entregou certificados para 39 mulheres que se formaram em cursos por meio do programa Qualifica Mulher, do MMFDH.

Sair da versão mobile