Campeã mundial há um mês, a seleção francesa assumiu nesta quinta-feira (16) a liderança do reformulado ranking da Fifa pela primeira vez em 16 anos, em classificação que o Brasilaparece na terceira posição, atrás também da Bélgica.
O novo modelo foi aprovado em junho do ano passado, pelo conselho da entidade. Nele, há base principal é a soma ou diminuição de pontos por resultados nos jogos do período analisado (de mês em mês, na maioria das vezes), ao invés da adoção de uma média, como acontecia anteriormente.
Com seis vitórias e um empate no Mundial disputado na Rússia, a França saltou do sétimo para o primeiro lugar. A última vez que os “Bleus” estiveram no topo do ranking havia sido em maio de 2002, última atualização antes da Copa daquele ano, em que a seleção defendia o título conquistado em casa, em 1998.
O Brasil, que embarcou para a Rússia como vice-líder na classificação, atrás da Alemanha, caiu um posto devido a queda nas quartas de final da competição. Os germânicos, eliminados na primeira fase, tiveram derrocada ainda maior e aparecem na 15ª colocação.
Caminho oposto, praticamente, percorreu a Croácia, grande surpresa da última Copa, ao alcançar a decisão, em que perdeu para os franceses. Luka Modric, Ivan Rakitic e companhia levaram a seleção do país do Leste Europeu do 20º para o quarto lugar, iguando desempenho alcançado em 1998.