Equipe Gazeta do Cerrado
Cerca de 50 entidades fizeram carta aberta na qual pedem informações ao governador Mauro Carlesse sobre os leitos na região norte contra a Covid. A a carta é endereçada também a vários órgãos de controle e deputados.
As entidades empresariais e de vários ramos demonstram preocupação com um suposto colapso na região norte em razão do aumento de casos da Covid.
“Até o momento, o que se tem visto como medida de combate por parte da gestão pública são apenas determinações que restringem ou proíbem o trânsito de pessoas e o comércio tido como “não-essencial”, mas medidas efetivas para sustentar essas restrições não tem sido tomadas. Estamos nos escondendo do vírus, de maneira generalizada, enquanto isso, o desemprego e as duras consequências econômicas vão se agigantando em nosso Estado. Portanto, há a necessidade de se justificar uma paralisação com medidas efetivas por parte dos nossos representantes”, dizem as entidades.
Elas afirmam ainda: “Não há outra alternativa: precisamos urgentemente da ampliação da capacidade da Região Macro-norte para o atendimento dos tocantinenses aqui residentes. Não podemos depender apenas da sorte e, por isso, todas as entidades abaixo nomeadas, vem exigir um posicionamento, a ser direcionado para e-mail sociedademacronorte@yahoo.com que direcionará ao conhecimento de todas as entidades sobre as medidas tomadas por Vossa Excelência.”
Havendo colapso, sofrerão as famílias que estão a mercê de suas decisões governamentais, crentes de que terão que depender da sorte, o que é inaceitável para qualquer cidadão. Nestas famílias, ressalta-se estão incluídos Vossa Excelência, seus familiares e seus amigos@.
A carta pede um posicionamento claro sobre as medidas práticas planejadas e executadas de modo a justificar a decretação do Distanciamento Social Ampliado.
Eles solicitam ao governo: Quantas UTI’s ESPECÍFICAS para o tratamento da Covid-19 o Estado do Tocantins tem atualmente? Qual o cronograma para instalação de novas UTI’s no Estado para os próximos 10 dias a contar da data desse ofício? Com quantos testes para a Covid-19 o Estado do Tocantins conta hoje? Qual o cronograma para aquisição de novos testes?
Veja a íntegra da carta no link abaixo:
O que diz o governo
O governo vai se manifestar através de nota. A gestão estadual sempre tem dito que trabalha para ampliar o número de leitos e que articula a habilitação de mais vagas bem como já reservou 70% dos leitos particulares.
O Estado determinou o bloqueio total, está desinfetando as cidades, reforçou a polícia nas ruas, e adicionou mais 10 leitos de UTI, buscando ampliar os leitos, além disso no viés social já distribuiu milhares de cestas básicas no município.