Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pequenos e jovens cineastas são premiados no III Festival de Cinema Estudantil Você na Tela

Foto: Junior Suzuki

Recebidos com tapete vermelho, no Theatro Fernanda Montenegro, pequenos e jovens cineastas da rede de ensino de Palmas viveram uma noite memorável na cerimônia de premiação do III Festival de Cinema Estudantil Você na Tela, na noite dessa sexta-feira, 21. Assim como nos grandes festivais de cinema, o evento reconheceu o talento dos estudantes, premiando-os em oito quesitos com o troféu Zoiúdo. As produções concorreram nas categorias Pequeno Cineasta e Jovem Realizador.

 

Criatividade, diversidade de temas e inovação marcaram a relação dos curtas vencedores no III Você na Tela, que premiou filmes que tratavam de temas diversos, como a importância da leitura, o combate à corrupção, amizade, e uma ficção de terror A Lenda do Urso Mal Assombrado da Raposa da Serra do Sol, dos alunos do oitavo e nono ano da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes, do distrito de Buritirana, sob a coordenação do professor Ademir Bandeira. O filme levou os prêmios: Júri da Crítica, Melhor Filme e Prêmio Especial das Produtoras, ganhando, além dos troféus, a garantia de uma refilmagem profissional.

 

Já na categoria Pequeno Cineasta, Histórias que Chegaram até Aqui, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, ganhou nos quesitos Júri Popular e Melhor História. O Festival premiou ainda: os quesitos Melhor Produção, para Mais Uma História Sobre Corrupção, da Escola Municipal Anne Frank; Melhor Imagem – A Mala Mágica, da Escola Municipal Henrique Talone e Melhor Equipe – O Reencontro, da  Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares.

 

O filme Se Fosse Assim, da Escola Municipal Anne Frank, que abordou a questão da inclusão de estudantes com autismo na educação, recebeu uma menção honrosa.

 

Orientador dos alunos que produziram A Lenda do Urso Mal Assombrado da Raposa da Serra do Sol, o professor Ademir Bandeira afirmou que o resultado, em que uma pequena escola de um distrito rural foi o grande vencedor, “é o resultado do investimento em educação, do conjunto de ações do município e dos professores”.

Foto: Junior Suzuki

 

Além de premiar as produções estudantis, o III Você na Tela homenageou a cineasta tocantinense Eva Pereira, que ressaltou a importância das políticas públicas para a produção audiovisual. “Eu sou apaixonada por esse projeto, porque eu acredito nas crianças e nos sonhos. E é muito bom ver uma política pública como essa, porque eu, como cineasta, sou fruto da política pública, e que bom que essas crianças já estão tendo essa oportunidade, de sonharem de poder criar e produzir”, afirmou, ao informar que os ganhadores poderão conhecer o set de filmagem de seu longo, rodado em Palmas O Barulho da Noite.

 

A noite contou ainda com exibição do filme Menina Bonita de Trança, vencedor da segunda edição, que foi refilmado, premiado no 46º Festival de Cinema de Gramado, e está concorrendo em outros festivais do País.  Atriz no filme, a aluna Thays da Costa afirmou que “ver em uma tela de cinema uma criança que só brincava com bonecas é algo especial, inimaginável”.

Foto: Junior Suzuki

Apresentações especiais

 

Apresentada pela atriz Iva de Oliveira e pelo ator Cícero Belém, a cerimônia também não poderia deixar de ter a grande parceira da Sétima Arte, a música, com apresentações da cantora Rosângela, acompanhada dos músicos Jhon e Markinhos Rocha, com a música Se tu Quiseres Crer, do filme O Príncipe do Egito, do Coral Municipal, acompanhado de Markinhos Rocha, com a trilha do Menina Bonita de Trança, e a cantora Lírica Helena Zica, acompanhada do Thomas Palmiere, e Markinhos Rocha  apresentaram a trilha do desenho animado Moana. O evento contou ainda com a participação dos pianistas Felipe Menezes e Fernando Brito, que apresentaram a música Thetertainer, do compositor Scott Joplin.

 

 

Você na Tela

 

Em sua terceira edição, o Festival de Cinema Estudantil Você na Tela busca estimular o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças e adolescentes no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

 

Para o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, o Você na Tela representa a certeza de que políticas públicas bem aplicadas geram resultados, e a vida das pessoas é tocada e transformada. “Essa terceira edição vem coroar um trabalho resultado do investimento da Prefeitura de Palmas no audiovisual, na certeza de que incentivar a produção do audiovisual é incentivar a riqueza, o resgate, a efetiva documentação da memória, o favorecimento da cultura, e principalmente o despertar nas crianças esse amor pelo audiovisual”, disse.

 

Para o secretário de Educação, Danilo Melo, a inserção da produção audiovisual na Escola contribui para o “desenvolvimento de habilidades como a leitura, a escrita e habilidades socioemocionais; um conjunto de elementos positivos que faz com que as crianças sejam mais criativas e tenha senso estético. Isso é a base da economia moderna, que exige pessoas que tenham sensibilidade para criar, inovar e resolver problemas”, afirmou, ao ressaltar que o “Você na Tela é um marco entre as políticas culturais desenvolvidas pela Fundação Cultural de Palmas”.

 

Fonte: Secom Palmas

Sair da versão mobile