Ícone do site Gazeta do Cerrado

Período de estiagem inicia no TO e meteorologista alerta para altas temperaturas

Reprodução Google Imagens

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Os moradores de Palmas e do Tocantins já estão sentindo o calor intenso provocado pela estiagem que já teve início em abril e segue agora até o final do ano. O período chuvoso começou ainda em novembro mas o coordenador do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral, disse ao Gazeta do Cerrado que podemos esperar um pouco mais chuvas, isso porque áreas de instabilidade estão atuando nas regiões centro-sul e centro-norte do estado.

“As chuvas ainda não estão descartadas. As temperaturas ficaram em torno dos 35º graus ontem, mas existe ainda muita umidade na atmosfera. Todavia as chuvas poderão ocorrer em forma de pancadas isoladas”.

O período de transição da chuva para a estiagem acontece entre os meses de abril e maio no estado e o meteorologista alerta para altas temperaturas.

“A umidade relativa do ar já apresenta sinais de queda. Estamos em torno de 40% e a tendência é que baixe mais ainda. O que podemos esperar para os próximos dias é uma redução significativa das chuvas e o aumento gradativo das temperaturas”.

Em 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ,a maior temperatura registrada no Tocantins foi de 42º graus e algumas cidades registraram a baixa umidade no ar em torno de 12%, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 40% a 60%.

Sair da versão mobile