No próximo dia 13 de março, quarta-feira, às 9h, os parlamentares tocantinenses realizarão uma sessão solene em homenagem ao dia internacional da mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8.
Na ocasião os parlamentares vão debater sobre temas pertinentes a elas. Entre eles, combate à violência contra a mulher, empoderamento feminino e conquistas e desafios das mulheres na atualidade.
Durante a sessão cada deputado vai homenagear, com o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, uma personalidade feminina tocantinense que tenha trabalhos prestados em prol das mulheres.
O deputado Antonio Andrade (PHS), presidente da Assembleia, por exemplo, vai homenagear, Ana Paula Bichuette, coordenadora do Hospital de Amor, em Palmas -TO.
A sessão é aberta a todas as mulheres e também vai ser transmitida pela TV Assembleia, canal 44.
Sobre Guilhermina Ribeiro da Silva
Guilhermina Ribeiro da Silva, Dona Miúda (1928-2010) foi uma personalidade ímpar na comunidade do Mumbuca, povoado de Mateiros, no Jalapão, Leste do Tocantins. Uma das matriarcas do povoado, precursora da arte de trabalhar com o capim dourado, Dona Miúda herdou este talento da sua mãe, que por sua vez havia aprendido com a avó.
Além dos seus conhecimentos e através da sua personalidade forte e determinada, Dona Miúda foi figura fundamental para a difusão do artesanato em capim dourado no Brasil e no exterior.