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Pesquisa aponta que 78% dos consumidores devem presentear no Dia das Mães

Compras - Foto - Edu Fortes

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e repassada para a CDL Palmas, revelou que para o Dia das Mães, a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano, que será no dia 12 de maio, cerca de 78% dos consumidores devem comprar presentes. Se tratando de dinheiro em circulação, a expectativa é que, em todo o país, aproximadamente R$24,3 bilhões sejam movimentados nos segmentos de comércio e serviço.

A CDL Palmas estima que na capital tocantinense, as vendas de Dia das Mães tenham um acréscimo de cerca de 15% em relação ao ano passado. “Esperamos que para 2019, as vendas sigam o ritmo de crescimento que estamos notando na nossa cidade desde o ínicio do ano. Apesar de lenta, a recuperação econômica em todo o país já é uma realidade e as intenções de compra no Dia das Mães devem aquecer o comércio”, afirma Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.

A pesquisa revelou ainda que os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens de tíquete médio mais elevado e, que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).

Em média, cada cliente deve adquirir entre um e dois presentes e apenas 37% dos entrevistados vão consultar a presenteada para descobrir o que ela deseja ganhar. Considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 198,79. Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (52%), as promoções (40%) e a qualidade dos produtos (39%).

Outra constatação do estudo é que a maioria dos consumidores pretende não se endividar no Dia das Mães, dando preferência para o pagamento à vista (65%). O pagamento a prazo será escolha de quase metade (49%) dos entrevistados.  “É importante que o consumidor pesquise bem antes de comprar, compare preços e escolha a opção que melhor se encaixa no seu orçamento, para que as compras não tragam dor de cabeça”, orienta Silvan Portilho.

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Para os lojistas, o presidente aconselha que invistam em promoções para atrair a clientela. “Desde já, é preciso planejar. É necessário pensar em boas estratégias para alcançar um bom resultado nas vendas”, finaliza Silvan.

Fonte: CDL Palmas

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