Com diversas funções terapêuticas, os chás podem ser grandes aliados do bem-estar e da saúde física. Um grupo de pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura descobriu que o consumo da bebida pode ser bom para o cérebro.
Na pesquisa, adultos com mais de 60 anos de idade passaram por testes cognitivos e ressonâncias magnéticas para avaliar as capacidades motoras e a saúde dos órgãos. Depois, os participantes tinham que preencher questionários sobre o consumo de chá verde, chá preto, chá de oolong (uma erva oriental que passa por um processo de oxidação) e café.
Os resultados apontam que aqueles que bebem chá pelo menos quatro vezes na semana por cerca de 25 anos têm maior número de conexões cerebrais. “Nossos resultados oferecem a primeira evidência de contribuição positiva do consumo de chá para a estrutura cerebral. Tomar a bebida regularmente tem um efeito protetor contra o declínio relacionado à idade na organização do cérebro”, afirma o líder do estudo, o Dr Feng Lei, ao site The Guardian. Ele exemplifica essa relação da seguinte forma: “Tomemos a analogia do tráfego rodoviário: considere as regiões do cérebro como destinos, enquanto as conexões entre as regiões do cérebro são estradas. Quando o sistema de uma rodovia é melhor organizado, o movimento dos veículos e passageiros é mais eficiente e usa menos recursos”, detalha. Mas atenção, os efeitos benéficos s ão a longo prazo. Para garanti-los, prepare sua infusão da bebida já.
fonte: Casa e Jardim