Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pesquisador francês fala sobre perigo do crescimento das fake news em palestra na UFT

Pesquisador durante palestra na UFT - Foto - Eduardo Azevedo

O Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) e o Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promoveram uma palestra sobre Conhecimento e Ignorância na Era da Pós-Verdade, ministrada pelo pesquisador francês Dr. Michel Thiollent.

Ela ocorreu na noite desta segunda-feira, 07, no Câmpus universitário de Palmas, e contou com a participação de centenas de pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes, servidores e membros da sociedade civil.

Thiollent falou sobre diversos assuntos relacionados a fake news e desinformação, problemas que têm crescido em todo o mundo. Ele citou exemplos de como o cúmulo da ignorância aumentou, o que tem fomentado ideias retrógadas como extinguir áreas de conhecimento ligadas à filosofia, ciências sociais, humanidades, cultura e artes. Ele disse que esse processo tem como objetivo apagar a memória cultural e diminuir a capacidade de reflexão crítica.

Um destaque dado pelo pesquisador foi sobre o perigo das fake news quando o assunto envolve meio ambiente. Entre os problemas citados está a negação do aquecimento global, a minimização do tamanho dos efeitos da deflorestação, a negação dos efeitos nocivos dos agrotóxicos e a desqualificação de pesquisadores e militantes ecologistas.

Para o coordenador da Opaje, Professor Dr. Gilson Porto, a palestra foi de extrema importância para a atual conjuntura em que se encontra não só o Estado do Tocantins, mas todo o País. “O Seminário de comunicação e tecnologia foi um momento de reflexão sobre as mídias sociais, fake news, e da desinformação que hoje está comum no nosso meio”, reforçou.

O evento organizado pela Opaje e pelo Profnit marca o aniversário de cinco do núcleo do grupo de pesquisa e das atividades de ensino, pesquisa e extensão que são executadas de forma gratuita para a comunidade.

Verdade e pós-verdade


Durante sua palestra sobre o tema, Thiollent esclareceu dúvidas sobre os termos em discussão ao público presente. Uma das explicações foi a diferenciação dos seguintes pontos:

Verdade: são fatos objetivos; informação verificada; prova e comprovação; constatação; hipótese a verificar; argumentação racional; Valor da ciência.

Verdade: Penso, logo existo.

Pós-verdade: Fatos alternativos, versões; fake news, mentiras; convicção, interpretação; ilação suposição; declaração de vontade; bullshit (de uso positivo); discurso performático; valor da fé ou da crença.

Pós-verdade: Acredito, logo estou certo.

Perigos


Sobre o perigo do crescimento das fake news e da desinformação foram citados diversos pontos preocupantes, como o retrocesso da razão e o neofacismo. Também foi destacado a manipulação da opinião pública com informações não verídicas; captação de dados sobre perfis de usuários para pesquisas e propaganda seletiva e o papel das redes sociais como meio de influência e de mobilização, por parte de certos grupos políticos.

Recomendações


Ainda durante sua palestra, algumas recomendações foram dadas, tais como: denunciar fake news e bullshits na mídia e redes sociais; combater as notícias falsas, exigindo comprovações; checagem de informações e revelação de fontes; Já na área acadêmica, a recomendação dada por Thiollent foi a de reforçar o ensino da epistemologia para discutir a cientificidade do conhecimento.

Texto: Jornalista Eduardo Azevedo

Sair da versão mobile