Ao longo do fim de semana, equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA-TO) realizaram mais uma rodada de operações integradas e simultâneas de norte a sul do Estado.
Em Palmas, Araguaína e Gurupi foram registradas apreensões que somam 2.250 metros de rede emalhar, 20 boias, 30 pindas, 30 metros de espinheis, 3 kg de pescados diversos, 01 arma de fogo (espingarda de fabricação caseira), além da soltura de 18 tartarugas encontradas presas nas redes.
Prorrogação do período de piracema
Com a publicação da Portaria/Naturatins nº 46/2021, no Diário Oficial desta segunda-feira, 1, o Governo do Tocantins prorrogou por mais 30 dias o período de defeso em todo o território tocantinense.
De acordo com o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Gualberto, devido ao extenso período de estiagem, “o período da piracema foi prorrogado, uma vez que a equipe técnica considerou apropriado ampliar o intervalo de reprodução para recomposição das espécies da ictiofauna do Estado”, pontuou.
Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização do Instituto adianta que “as operações integradas de fiscalização foram intensificadas ao longo do período e serão mantidas durante a prorrogação da Piracema, que permanece vigente até o próximo dia 30 de março”, assegurou.
Canal de Denúncia
O Naturatins disponibiliza o canal de denúncia Linha Verde para que a população possa ajudar a coibir crimes ambientais, especialmente no que se refere à pesca ilegal. O registro pode ser feito de forma anônima e gratuita via internet, no site naturatins.to.gov.br, por meio do link Linha Verde, ou pelo telefone 0800 063 1155.
Fonte/Texto/Foto: assessoria