Ícone do site Gazeta do Cerrado

PL de Claudia Lelis: TO terá ano que vem redução de 30% no valor do IPVA para quem optar por comprar carros elétricos

Deputada Estadual Claudia Lelis – Foto – Divulgação

A Assembelia Legislativa aprovou na sessão desta quinta-feira,14, o Projeto de Lei do Governo do Estado que reduz a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos. O estudo e requerimentos para que o governo do Tocantins fizesse essa redução foram apresentados pela deputada Claudia Lelis (PV) em maio deste ano. O PL aprovado reduz em 30% o valor do IPVA para quem optar por comprar carros elétricos no Tocantins a partir de 2024.

A deputada pevista comemorou a aprovação e parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. “ A redução do IPVA para carros elétricos é vital para incentivar a adoção de veículos sustentáveis. Essa medida não apenas estimula a preservação ambiental, mas também impulsiona a modernização da frota, promovendo inovação e contribuindo para a transição rumo a uma mobilidade mais limpa e eficiente”, destacou Lelis.

Claudia também é destacou, “ é um passo significativo para um futuro mais sustentável e alinhado com as demandas ambientais globais. Esta Lei contribuirá com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, melhorará a qualidade de vida da população, estimulará a demanda por veículos elétricos e incentivará a produção nacional desses veículos, gerando empregos na indústria automotiva e aumento na arrecadação de impostos”, afirmou Lelis.

Redução de gases poluentes

Os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in contribuem para a redução das emissões de gases poluentes, melhorando a qualidade do ar e reduzindo a quantidade de gases de efeito estufa emitidos, que são prejudiciais para o meio ambiente e a saúde pública. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), atualmente no Brasil a frota circulante de carros com algum tipo de eletrificação é de pouco mais de 126 mil unidades, sendo 13.294 unidades de automóveis 100% elétricos.

Fonte- Ascom Claudia Lelis

Sair da versão mobile