Ícone do site Gazeta do Cerrado

Planeta Vivo: Resíduos perigosos e como seu descarte afeta o meio ambiente

No Brasil a PNRS,  Lei nº 12.305/10, prevê a diligência e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Mas, Infelizmente, grande parte desses resíduos não é tratada adequadamente, podendo comprometer o meio ambiente.

Para entender exatamente o impacto que o descarte de resíduos perigosos têm sobre o meio ambiente, vamos analisar o que realmente são produtos químicos e resíduos perigosos e os efeitos que eles têm a curto e a longo prazo.

O que são produtos químicos?

produto químico é uma substância que não pode ser decomposta em partes mais simples sem transformá-la em outra coisa através de uma reação. Um produto químico é uma substância pura e pode ser um gás, líquido ou sólido. Pode consistir em um elemento ou em uma molécula ou composto de natureza uniforme. Os produtos químicos podem ocorrer naturalmente ou podemos fabricá-los artificialmente em ambientes de laboratório.

Os produtos químicos têm efeitos variados, muitos são usados para melhorar a qualidade de nossas vidas e a maioria não é prejudicial ao meio ambiente ou à saúde humana. No entanto, alguns produtos químicos, em determinadas quantidades, têm o potencial de causar danos, e só devem ser manipulados quando os riscos potenciais são gerenciados adequadamente.

O que são resíduos perigosos?

Todo material descartado que ainda pode potencialmente prejudicar o ambiente e os que nele habitam é considerado um resíduo perigoso. Pode ser qualquer tipo de material, desde resíduos químicos e materiais que sobraram da fabricação até o próprio lixo doméstico, como soluções de limpeza, baterias, e outros materiais que podem poluir o meio ambiente. Essas qualidades incluem a reatividade da substância com outros produtos químicos, de forma que ela possa explodir ou se transformar em gás venenoso, sua inflamabilidade, toxicidade e quão propensa a corroer outros materiais.

Como os resíduos perigosos impactam o meio ambiente?

Os resíduos perigosos têm enormes impactos no meio ambiente. A saúde do ar, do solo, da água e da vida selvagem é afetada pela quantidade de resíduos perigosos gerada diariamente pelas empresas e pela indústria.

Efeitos a curto prazo no meio ambiente

O principal perigo a curto prazo é a poluição da água. Os produtos químicos despejados em nossas vias navegáveis tornam os córregos, rios, lagos e aqüíferos, inseguros para uso em fins agrícolas ou para consumo humano. Igualmente animais e plantas adoecem e morrem quando consomem essas águas. No entanto, são os resultados a longo prazo que realmente podem ser devastadores.

Efeitos a longo prazo no meio ambiente

Os efeitos a longo prazo incluem sinais de mutação em animais, câncer e outras doenças em seres humanos, lixo em nossas vias navegáveis e espaços verdes e, a destruição de muitos recursos naturais. As populações de insetos, como por exemplo as abelhas, que são cruciais para preservar a fertilidade da vida das plantas, estão morrendo mais rápido do que podem repovoar devido à poluição humana.

Como os resíduos perigosos afetam a saúde humana e animal?

O Resíduo perigoso que geralmente é descartado de maneira inadequada pode contribuir na propagação de doenças humanas, como por exemplo, a contaminação química com mercúrio e chumbo, apresentam grandes riscos à saúde humana – especialmente ao desenvolvimento de crianças. Eles se acumulam no tecido e com o tempo podem levar ao câncer, convulsões, envenenamento e morte.

O que podemos fazer para combater os efeitos nocivos dos resíduos perigosos?

Enquanto muitas nações desenvolvidas, especialmente na América do Norte e Europa, estabeleceram organizações para combater o crescente impacto negativo de resíduos perigosos, é fundamental que as empresas aprendam as etapas adequadas para  lidar com resíduos perigosos, a fim de minimizar o risco de poluição e danos a indivíduos e ecossistemas. Isso implica respeitar os  protocolos adequados de descarte de resíduos perigosos, especialmente para materiais tóxicos, como sangue, equipamentos médicos e resíduos radioativos.

A eliminação de resíduos perigosos é extremamente importante para o meio ambiente e suas operações comerciais. Tentar determinar como descartar seus resíduos perigosos por conta própria, geralmente acaba com resultados desastrosos e pesadas multas.

resolução 5232/16 da ANTT, determina que o transporte de resíduos contaminados deverá, obrigatoriamente, ser feito em embalagens homologadas, entre elas o Big Bag Homologado.

O acondicionamento por meio de Big Bag homologado para resíduos contaminados envolve toda cadeia de gestão destes resíduos, desde o início do armazenamento nas instalações da empresa até o transporte para a destinação final (aterro classe I, coprocessamento, reciclagem, etc).

Big Bag Homologado para produto perigoso é uma opção versátil, que atende aos padrões de fabricação de acordo com a norma da ANTT 5232/16 para o transporte de produtos perigosos. Big Bags são resistentes, pois são produzidos em tecido de polipropileno virgem de alta resistência, com estabilização contra os raios UV, flexíveis e seguros para envase de resíduos perigosos.

Características De Resíduos Perigosos

Os resíduos perigosos são classificados com base em suas propriedades biológicas, químicas e físicas. Essas propriedades geram materiais tóxicos, reativos, inflamáveis, corrosivos, infecciosos ou radioativos. Conheça um pouco sobre estes tipos de resíduos:

Resíduos tóxicos são venenos, mesmo em quantidades muito pequenas ou pequenas. Eles podem ter efeitos agudos, causando morte ou doença violenta, ou podem ter efeitos crônicos, causando lentamente danos irreparáveis. Alguns são cancerígenos, causando câncer após muitos anos de exposição. Outros são mutagênicos, causando grandes mudanças biológicas na prole de humanos e animais selvagens expostos.

Resíduos reativos são quimicamente instáveis e reagem violentamente com o ar ou a água. Eles causam explosões ou formam vapores tóxicos.

Resíduos inflamáveis queimam a temperaturas relativamente baixas e podem causar um risco imediato de incêndio.

Resíduos corrosivos incluem substâncias ácidas ou alcalinas fortes. Eles destroem material sólido e tecido vivo em contato, por reação química .

Resíduos infecciosos incluem ataduras usadas, agulhas hipodérmicas e outros materiais de hospitais ou instalações de pesquisa biológica.

Resíduos radioativos emitem energia ionizante que pode prejudicar os organismos vivos.

Transporte De Resíduos Perigosos

Os resíduos perigosos gerados em um local específico geralmente requerem transporte para um local aprovado, que pode ser instalação de tratamento, armazenamento ou descarte.

Devido a possíveis ameaças à segurança pública e ao meio ambiente , o transporte é regulamentado pela ANTT nº. 5.232/16, que estabelece exigências e detalhamentos relativos, entre outros, à correta classificação do produto; à adequação, certificação e identificação dos volumes e das embalagens; à sinalização das unidades e dos equipamentos de transporte; à documentação; às prescrições aplicáveis a veículos e equipamentos do transporte rodoviário, quantidade limitada e provisões especiais, quando aplicáveis.

 

Fonte: Site EmbTec

Sair da versão mobile