Ícone do site Gazeta do Cerrado

Plano de governo de Janad contempla idosos com emprego, mobilidade, moradia e assistência social


Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta terça-feira, 1º, a candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL), destacou propostas que garantem dignidade e qualidade de vida aos idosos da capital. O plano de governo de Janad prioriza ações que vão desde moradia até a mobilidade urbana.

“Quem cuidou e ajudou Palmas a crescer merece o melhor. Temos que retribuir tudo o que essas pessoas fizeram pela nossa cidade e garantir que tenham acesso a saúde e a moradia digna e confortável, com as condições necessárias para que vivam bem,” declarou Janad. Ela propõe a criação de um condomínio de casas populares para a população idosa. O projeto visa garantir infraestrutura e suporte adequados para que os idosos possam viver de forma segura e confortável.

Outro destaque do plano é a proposta de contratar aposentados para trabalhar no apoio ao serviço público. Essa iniciativa valoriza a experiência e o conhecimento acumulados ao longo dos anos e oportuniza renda extra para a população idosa . “Vamos abrir espaço para que essas pessoas, que ainda têm muito a oferecer, possam contribuir com o desenvolvimento de projetos para Palmas”, explicou Janad.

Janad também se compromete a fortalecer a Universidade da Maturidade (UMA), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), para ofertar pesquisa e extensão para as pessoas idosas, com oportunidades de aprendizado contínuo e socialização. “A educação não tem idade, e vamos garantir que nossos idosos tenham acesso a conhecimento e atividades que os mantenham ativos”, disse.

O Parque da Pessoa Idosa é outro ponto que receberá atenção especial no governo de Janad, com a ampliação de atividades sociais e de lazer voltadas para a terceira idade. Para garantir que os idosos possam se locomover pela cidade com conforto e segurança, Janad propõe uma política de mobilidade urbana integrada, com a oferta de ônibus e veículos adaptados para idosos com mobilidade reduzida. “Precisamos de transporte acessível e seguro para garantir que os idosos tenham autonomia e possam aproveitar a cidade sem barreiras”, afirmou.

A proposta do Cartão Farmácia é uma das grandes apostas de Janad para garantir o acesso dos idosos de baixa renda a medicamentos. O cartão oferecerá um auxílio de até R$300 para a compra de remédios essenciais. “A saúde é uma prioridade, e sabemos que muitos idosos têm dificuldade em comprar seus medicamentos. Vamos garantir esse apoio para que todos possam cuidar da sua saúde”, finalizou Janad.

Sair da versão mobile