Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma abordagem de trânsito realizada pela Polícia Militar a um motociclista em Palmas. Durante o registro, um dos policiais faz vários xingamentos e chega a ameaçar o motociclista. O incidente ocorreu na última sexta-feira, 19, em um posto de combustíveis na quadra 105 Norte.
De acordo com a Polícia Militar, o condutor da moto era habilitado, mas o veículo estava em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao ser informado que a moto seria apreendida, o condutor supostamente tratou um dos militares “com desprezo”. Como resultado, ele recebeu uma notificação de trânsito e a moto foi apreendida e encaminhada ao pátio do Detran, embora o motociclista tenha sido liberado no local.
Nas imagens, o motociclista está parado e os militares pedem para ele ligar o veículo. Após ouvir o som da aceleração, um dos PMs decide que é necessário apreender e guinchar a moto.
“Pode guinchar. Eu tô mandando, quem manda aqui sou eu, […]. Desconfia. Vai guinchar esse […] aqui. Tu cala a boca, moleque, que eu te meto a mão na cara. Folgado”, diz o militar no vídeo.
O trecho divulgado não mostra o condutor tratando os policiais “com desprezo”. Apesar disso, é possível ouvir o motociclista afirmando que o veículo está regular e que é trabalhador, mas ele é ameaçado novamente pelo policial: “Pode guinchar essa […] Pode colocar, que eu assino esse […]. Se achar que eu tô errado, me processa, otário. Meto a mão na tua cara, safado.”
Reação da Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar afirmou que “com base nas imagens realizará procedimento administrativo interno para avaliar a conduta do policial militar que foi destratado se ele se excedeu no tratamento para com o condutor da motocicleta.”
Além disso, a PM ressaltou que “não coaduna com qualquer desvio de conduta, ilegalidade ou ação não compatível com seu Procedimento Operacional Padrão – POP”. A instituição reforçou seu compromisso com a lei, a ordem e a ética.
Contexto e Regulamentação
A moto foi apreendida e encaminhada ao pátio do Detran porque o condutor não regularizou a situação no local da abordagem. A notificação de trânsito foi baseada no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da condução de veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.
A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade, destacando que qualquer ação fora dos padrões será devidamente investigada e, se necessário, corrigida para garantir a confiança pública e a legalidade das ações policiais.