Ícone do site Gazeta do Cerrado

PM enfatiza dados alarmantes e dá dicas de segurança para a Temporada de Praias 2018

PM e Bombeiros lançam campanha Temporada de Praia 2018. / Divulgação

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 02, no Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas, uma coletiva de imprensa pela Polícia Militar do Estado do Tocantins, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que apresentou o plano de policiamento e a campanha “Temporada de Praia/2018”, iniciada no último dia 29 de junho e segue até o dia 30 de julho. A corporação irá disponibilizar cerca de 150 militares para o reforço da segurança em mais de 50 praias do Estado.

As praias do Tocantins recebem visitas de turistas de outros estados e da própria população, que costuma deslocar-se entre os municípios, com o intuito de aproveitar as belezas naturais, principalmente dos rios Araguaia e Tocantins. Desta forma, visando coibir práticas de crimes comuns e ambientais, acidentes de trânsito, furtos e roubos, bem como garantir a segurança e bem-estar das pessoas, a Polícia militar reforça o efetivo nas localidades com programação oficial divulgada pelas Prefeituras.

Segundo o Chefe de Estado Maior da PM, coronel Marcelo Falcão Soares, “Nesse período, o Estado do Tocantins recebe milhares de turistas que visitam nossas principais praias, então a PM envia todos os esforços no sentido de alcançar dois desafios: primeiro, manter o policiamento ordinário nas cidades, não deixar que esse policiamento seja afetado e segundo para manter a segurança nas praias. A Polícia Militar trabalha de forma preventiva e quando necessário, de forma repressiva”, destacou o coronel Falcão, durante a coletiva.

Dados apontam que a população precisa de mais conscientização

De acordo com dados registrados pela PM, apenas no segundo semestre de 2017, 11 pessoas adultas e 7 menores desapareceram no Estado. Neste primeiro semestre de 2018, antes mesmo de iniciar a temporada de praias, já foram registrados 10 desaparecimentos, sendo que destes, 5 tratam-se de crianças. Outro dado levantado é que, já foram atendidos 4 casos de afogamentos seguido de morte pela PM.

Publicidade

A PM informa que, apesar da natureza de afogamento ser considerada atividade típica do Corpo de Bombeiros, esse apoio é prestado pela corporação quando é acionada primeiro, ou, quando não há unidade dos Bombeiros na região.

Primeira etapa da Campanha Temporada de Praias 2018

A PM tem como principal papel desenvolver atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo, com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais. A PM já cumpre esse papel preventivo, com campanhas, blitzen e outros, em todos os anos, que são intensificados em períodos sazonais, como as temporadas de praias.

Neste ano, devido ao alarmante número de desaparecimentos, mortes por afogamentos, acidentes e crimes ambientais, antes mesmo do início das férias, a PM abordou o assunto de forma mais impactante e reflexiva junto à sociedade em geral, por meio de uma ocorrência simulada, em uma praia da Capital. O principal objetivo é alertar o cidadão sobre a importância de se tomar pequenos cuidados que podem evitar danos irreparáveis. Foram elaboradas, como continuidade à campanha, várias dicas de segurança, que serão divulgadas por meio de material impresso.

Campanha temporada de praia. / Divulgação

Dicas de Segurança

Em Casa:

Na estrada:

 

Na praia:

Sair da versão mobile