Ícone do site Gazeta do Cerrado

Polêmica! Ministério Público quer que galinhas criadas na área urbana de Gurupi sejam recolhidas

Modern chicken farm production of white meat

Equipe Gazeta do Cerrado

O Ministério Público Estadual (MPE) recomendou ao Centro de Zoonoses de Gurupi recolha todas as galinhas criadas indevidamente em residências do município. A justificativa é que os moradores podem ser expostos a doenças. A recomendação foi publicado na quinta-feira, 5.

Segundo o MPE, o CCZ foi comunicado anteriormente das ocorrências de casos de criação de galinhas na área urbana, que contraria o código de postura do município.

O Ministério ainda reforça que a criação de galinhas pode expor o ser humano a doenças como leishmaniose visceral, o calazar.

“Expeça-se ao coordenador do Núcleo do Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, com cópia desta portaria, recomendação administrativa para que adote providências imediatas a fim de proceder à apreensão das galinhas e outros animais criados, indevidamente, na zona urbana desta cidade […]”, diz trecho da portaria.

O outro lado

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) informou que fiscais estão fazendo visitas aos locais de cria de galinhas do município.

Na ação, estão orientando, notificando e cedendo um prazo para a extinção dos criadouros de acordo com a capacidade do local e do tempo demandado para a realização da retirada dos animais. Todas as ações estão sendo pautadas nas leis municipais, bem como nas orientações recebidas pelo MPE/TO.

Sair da versão mobile