Lucas Eurilio/Especial Gazeta do Cerrado
Uma iniciativa do Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da UFT promete politizar os cidadãos de Palmas e Porto Nacional em um curso que está com as inscrições abertas. Com o tema Republicanismo, Democracia e Constituição de 1988 Frente ao Golpe de 2016: Perdas e Perspectivas as aulas estão previstas para terem início no dia 10 de abril.
O curso de extensão já foi criado em outras universidades do país e causou polêmica porque alguns alegaram ser um curso “muito partidário”. De acordo com o historiador, sociólogo e doutor em Geografia, Adão Francisco de Oliveira as aulas servem como uma análise da atual conjuntura política.
“ O que nós queremos é permitir que o público que venha participar tenha elementos suficientes para compreender o que está acontecendo nesse momento atual da história do Brasil
Ao todo, serão 10 encontros de 4 horas cada, onde serão discutidos a análise de conjuntura no contexto do golpe em curso, o regime republicano brasileiro e seus golpes: uma história mal contada, DO Al-5 de 1968 à Intervenção Militar de 2018: semelhanças e particularidades, democracia brasileira: da referência à falência, direitos civis e políticos da Constituição de 1988 sob ameaça, o papel da mídia nos golpes da República brasileira, 2016 e o golpe midiático-judiciário-parlamentar: o que há de novo?, a organização da extrema-direita frente ao golpe de 2016, os movimentos sociais e o golpe de 2016, o sentido de esquerda e o golpe de 2016.
Para o doutor, é importante destacar que o processo de impeachment da Presidente Dilma envolve muito mais do que golpe, trata-se também da ascensão das pessoas da classe C para a classe média.
“É importante destacar que o golpe não está a distrito no evento do impeachment. O golpe na verdade é constituído por um conjunto de elementos que implicam em retirar da condução da política nacional os partidos de esquerda que foram capitaneados pelo Partido dos Trabalhadores. Na política nós tivemos a população empobrecida do país vivendo melhores condições de vida diminuindo assim as desigualdades sociais entre ricos e pobres, isso não deixou muita gente feliz”, disse ao Gazeta.
Para maiores informações sobre o curso e fazer a inscrição basta entrar em contato pelo email educ1integral2@gmail.com.