Polêmica no PT: José Roberto é declarado vencedor no PED mas adversários repudiam e querem anulação
Maju Cotrim
O deputado estadual do PT, José Roberto Forzani foi declarado vencedor das eleições do Partido dos Trabalhadores no Tocantins. O resultado saiu na noite de hoje sob muita polêmica. A eleição aconteceu no último domingo e faltavam apurar alguns municípios.
José Roberto teve 1575 votos e Domingos 1.108 votos mais 54 brancos e 27 nulos mas a chapa adversária alega que seriam 1593 para o deputado e 1463 para Domingos, contando com votos de municípios que teriam ficado de fora da contagem.
Aliados de José Roberto comemoraram o resultado porém os adversários, da chapa encabeçada pelo jovem Domingos, questionam e até repudiaram o resultado oficial divulgado. O caso pode ter novos encaminhamentos.
Conforme apuramos, é questionada a votação em 11 municípios onde teve apenas disputa para a chapa estadual.
A chapa adversária divulgou uma nota sobre o impasse onde afirma discordar do resultado:
NOTA DA CHAPA 413 – PARTIDO UNIDO E FORTE AOS FILIADOS AO PT TOCANTINS
A Chapa Partido Unido e Forte vem externar seu repúdio a divulgação precipitada por parte da Comissão de Organizadora Estadual – COE/TO, do resultado das eleições estaduais do Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores, realizado no último dia 09/04/2017.
Parte dos filiados foi surpreendida ainda no dia de ontem 10/04/2017 com a convocação extraordinária da Executiva Estadual promovida pelo seu Vice-Presidente, para aprovar a contra senso do posicionamento nacional a decisão de não validar as eleições ocorridas em municípios sem candidatos municipais, apenas com as chapas concorrentes à eleição estadual.
O Partido dos Trabalhadores prima pela participação de seus filiados nos processos de eleição direta e não pode coadunar com a tentativa de invalidar os votos de centenas de filiados que abriram mão de seus compromissos para comparecerem domingo aos locais de votação para garantir que o PT continue Unido e Forte.
A Chapa 413 não reconhece o presente resultado divulgado e informa que já tomou as providências necessárias junto a Comissão Executiva Nacional do Partido Dos Trabalhadores, para:
a) Anulação de todos os atos decididos pela Reunião da Executiva Estadual do PT/Tocantins no tocante a reunião do 10 de abril de 2017, visto não ter havido comunicação e anular decisões antes mesmo de homologadas ou publicadas pela Comissão Organizadora Eleitoral;
b) Validação, em regime liminar e antecipado e no mérito, ao fim, de todos os votos de todas as localidades que realizaram o PED sem chapas municipais inscritas, assegurando o direito do petista de participar da etapa municipal do 6º congresso nacional do PT
c) Determinar a divulgação pela COE/Tocantins do resultado do PED com o computo das cidades que não tiveram chapa municipal inscrita.
O Partido dos Trabalhadores é maior do que as suas disputas internas e a corrente Construindo um Novo Brasil seguirá nas trincheiras da luta por um país mais justo e menos desigual, sempre defendendo os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.