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Polêmica sobre ponte de Porto: Vicentinho cita recursos e rebate Amastha

(Divulgação)

O candidato a governador Vicentinho Alves (PR) encaminhou material à imprensa falando sobre a polêmica da construção da nova ponte em Porto Nacional. Na nota, ele rebate o candidato Carlos Amastha (PSB), que tem questionado o fato da ponte ainda não ter saído do papel.

Confira a íntegra das alegações de Vicentinho Alves:

A construção da ponte de Porto Nacional sempre foi tratada com absoluta prioridade pelo Senador Vicentinho Alves, que empreendeu várias ações durante o seu mandato em prol dessa obra.

Foram mais de R$167 milhões empenhados pela bancada federal entre os anos de 2012 e 2016.

Durante este período ainda não haviam as emendas de execução obrigatória ou impositivas, por isso, os recursos não foram liberados.

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O Senador Vicentinho Alves também conseguiu a destinação de recursos para a ponte por intermédio da aprovação de emenda na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, uma vez que a obra tem abrangência nacional.
Esta ponte integra o traçado de rodovia estadual a obra não pode ser executada pelo DNIT.

Assim, a solução encontrada foi incluir o projeto no Orçamento do Ministério da Integração Nacional.

O Ministério chegou a liberar parte dos recursos para a elaboração dos projetos, mas o governo do estado não conseguiu firmar o convênio.

Dada a dificuldade da liberação de recursos federais para a construção da ponte, até porque a rodovia é estadual, o Governo do Estado do Tocantins protocolou em 2017 pedido de operação de crédito interna junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 130 milhões para a obra.

O empréstimo já teria sido concluído não fosse o rebaixamento da nota que avalia a capacidade do Estado para contrair financiamentos, além de exigências contratuais e burocráticas para esse tipo de operação.

“Fiz o meu papel como parlamentar, buscando os recursos necessários para a construção da ponte. Mas a responsabilidade pela execução da obra é do governo estadual. Eleito governador, um dos meus primeiros atos será concluir a operação de empréstimo junto a Caixa Econômica para iniciar imediatamente a construção da ponte de Porto Nacional, obra ansiosamente aguardada por toda a população do Estado,” destacou Vicentinho Alves.

Amastha

A respeito de matéria divulgada pela imprensa com acusações do candidato Carlos Amastha sobre o projeto da Ponte de Porto Nacional, cabem alguns reparos para o restabelecimento da verdade.

O candidato tenta confundir a opinião publica ao proferir inverdades que revelam, além de má fé, total desconhecimento dos fatos. O mesmo, como prefeito de Palmas, não conseguiu sequer construir um bueiro de 10 metros que liga o centro da cidade a região Norte, estando até hoje interditada.

Veículos acima de 30 toneladas estão proibidos de passar pela ponte desde 2011 – Reprodução Google Imagens

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