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Polêmica: vice-prefeito estranha operação em trecho sem buracos na BR-153; Dnit alega que é prevenção

Reprodução

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Matéria atualizada em 18/07/2019 às 11h02

O vice-prefeito de Colinas do Tocantins, Aurelino Pires, que passava pela BR-153 próximo a Araguaína, região norte do Tocantins, divulgou um vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira, 18,  onde fala da operação tapa-buracos que acontece em um trecho da rodovia. (Confira o vídeo completono final da matéria).

Segundo Aurelino Pires, que também é motorista de van, a pista estava em perfeito estado de conservação e não possuia problemas como buracos no trecho em que , conforme ele, passa todos os dias.

“Tem aqui um serviço de reforma na estrada, que na verdade, aqui não tinha nenhum buraco. Eu estou aqui justamente para mostrar. Aqui oh, essa maquininha (sic) e juntamente com outros equipamentos que utilizam para fazer a reforma. Eles vem com uma máquina especial e fazem buracos estrada. Não tinha nenhum buraco. Eles fazem e depois vem tapando, pra dizer que tava péssimo, ruim”, afirma.

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Revoltado, Aurelino disse no vídeo ainda que esse tipo de ação parece ser uma “máfia”.

“Não tem buracos na estrada. Aqui não tem, até depois de Colinas também não tem nenhum buraco. Provalmente é uma empresa aí que tem apoio de alguém grande, porque não tem condição um negócio desse aqui não. A empresa tá fazendo os buracos e depois vem tapar. Porque que não vai fazer onde está precisando?”, questionou.

Dnit

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com o Departamento Nacional de Insfraestrutura e Transportes (Dnit). Em nota, o órgão informou que sobre os serviços que estão sendo realizados na rodovia BR-153/TO, entre as cidades de Araguaína e Colinas do Tocantins, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informa que quando o pavimento apresenta trincamento em áreas localizadas, é efetuada a correção desta patologia, substituindo a massa asfáltica trincada por massa asfáltica nova.

Esta ação deve ser efetuada porque o pavimento é um sistema em camadas, composto por camadas de solo e camada de concreto asfáltico, sendo que uma das funções da camada de concreto asfáltico é justamente impermeabilizar o pavimento. Quando este pavimento começa a apresentar fissuras, em função da ação dos veículos, principalmente veículos de carga, a água da chuva entra no pavimento por estas fissuras gerando buracos, o que pode causar acidentes.

Desta forma, visando a segurança e o conforto dos usuários das nossas rodovias federais, o DNIT retira o pavimento fissurado, por meio de um processo conhecido como fresagem, e recompõe o pavimento com nova massa asfáltica, que é justamente o processo apresentado no vídeo encaminhado pelo usuário. É por ações como esta que a rodovia BR-153/TO entre estas cidades está em boas condições de trafegabilidade.

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