Ícone do site Gazeta do Cerrado

Polícia orienta consumidores sobre compras na internet durante Black Friday

Cuidados com compras efetuadas pela internet devem ser levados em consideração - Polícia Civil

A chegada do período de promoções, também conhecido como Black Friday, tem movimentado o comércio de produtos na última semana de novembro, nos últimos anos no Brasil. Originalmente realizada nos Estados Unidos (USA), a temporada de queda de preços de produtos e serviços atraiu a clientela brasileira. Para orientar os consumidores tocantinenses, a Polícia Civil do Tocantins deixa algumas dicas em casos de compras realizadas pela internet.

Segundo a titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC, Milena Lima, atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo com ocorrências de crimes virtuais. A delegada informa, ainda, sobre a necessidade da segurança no equipamento em que a compra seja feita, com atualização do sistema operacional e de antivírus.

“Se você é um comprador, outra dica se refere aos anúncios visualizados ao acessar sites, blogs, e-mails e até mesmos perfis de redes sociais. Alguns criminosos clonam anúncios de ofertas para redirecionar as vítimas para páginas falsas. Dessa forma, recomendamos que os sites de vendas sejam acessados diretamente através de suas páginas oficiais”, afirmou.

Ainda de acordo com a delegada, pequenas atitudes de segurança podem ser tomadas no momento da compra para evitar possíveis prejuízos, como verificar se o site é seguro e se existem reclamações de outros consumidores na internet. “Independente da veracidade do anúncio, orientamos realizar prints das telas, visando à preservação de evidências”, ressaltou.

 Saiba Mais

Sair da versão mobile