Ícone do site Gazeta do Cerrado

Policiais penais doam brinquedos feitos por custodiados à crianças da Ala Pediátrica do HGP

Dentre os brinquedos entregues, estão pequenos aviões de madeiras, bonecos amigurumis, bolas, blocos de montar, jogos de dominó entre outros – Foto: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

“Quando a sociedade se empenha em prol de fazer o bem é sempre bem-vindo, e ver os policiais penais realizando uma ação social humanizada aqui no hospital, tira o estereótipo de estarem presentes apenas em momentos de conflito”, afirmou Delimar Alves, mãe do paciente, Joanes Ferreira, de 10 anos que está internado na Ala Pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) e recebeu um aviãozinho de madeira doado pela Polícia Penal do Tocantins em ação social.

Com o intuito de divertir as crianças que passarão o dia 12 de outubro internadas no HGP, policiais penais do Tocantins, juntamente com o secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim, realizaram a doação nesta terça-feira, 11, de mais de 120 brinquedos confeccionados por custodiados da Unidade Penal Regional de Palmas para Ala Pediátrica do HGP.

Dentre os brinquedos entregues, estão pequenos aviões de madeiras, bonecos amigurumis (em crochê), bolas, blocos de montar, jogos de dominó, quadros infantis também confeccionados por um custodiado, dentre outros brinquedos infantis. Também participaram da ação gopeanos integrantes do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal (Gope).

Ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Saúde, com visita na brinquedoteca e outros espaços para crianças no HGP, além da entrega de brinquedos – Foto – Gabriela Santos/Governo do Tocantins

Esta ação ocorreu em parceria Secretaria de Estado de Saúde (SES) que, juntamente com a Associação Amigos do HGP e equipe do Setor de Humanização da Unidade, está realizando a Semana do Dia das Crianças com programações que tiveram início na segunda-feira, 10, e seguirá até o dia 18.

Para o secretário Amorim, esta é uma oportunidade de mostrar à população que o trabalho da Polícia Penal ultrapassa as barreiras das unidades penitenciárias. “Essas ações mostram que os policiais penais atuam arduamente para a melhor execução da pena, mas também tem o papel de contribuir socialmente como força de segurança, realizando trabalhos de cunho social para ter proximidade com a sociedade e colaborar com a promoção da paz social”, disse o gestor.

O diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, afirma ser esta a primeira vez que o Hospital recebe brinquedos confeccionados por custodiados e que as doações contribuem bastante para a programação. “Para nós é gratificante receber as doações dos brinquedos pela Polícia Penal, estamos em meio Semana Para as Crianças e termos essa parceria é muito importante. Além disso, proporcionar um sorriso no rosto das nossas crianças nos faz ganhar o dia”, destacou.

Ações em Araguaína

As ações em Araguaína realizadas em prol do Dia das Crianças começaram ainda no domingo, 9, quando os policiais penais e agentes analistas em execução penal da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota realizaram distribuição de cestas básicas, roupas, brinquedos e itens de higiene pessoal para os moradores em vulnerabilidade social no município de Araguaína, no último domingo, 9, no Campo de Futebol da Comunidade Barra da Grota. Além disso, os servidores também realizaram mobilização para doação de sangue voluntária.

Já nesta quarta-feira, 12, a Unidade Penal de Araguaína realizará a partir das 9h, uma ação com distribuição de brinquedos, lanches, brincadeiras infantis e palestras sobre cidadania na praça do Setor Presidente Lula, em Araguaína.

“Esse é o segundo ano consecutivo que estamos com essa ação no setor e pretendemos estendê-la por muitos anos. A integração entre Polícia e comunidade torna o nosso trabalho leve e ver a alegria das crianças nos motiva a continuar realizando nossa função com perseverança”, disse o chefe da Unidade, Eliakim Moraes.

A ação que pretende proporcionar um pouco de alegria para as crianças e a integração entre Polícia Penal e comunidade, conta com o apoio do Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen), a Associação dos Profissionais do Sistema Penitenciário do Tocantins (Prosispen), Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, Igreja Universal do Reino de Deus de Araguaína, além advogados e parceiros da iniciativa privada.

Ação em Palmas

O Núcleo de Operações com Cães (NOC), em parceria com a Prosispen, participou de uma ação realizada com crianças da Casa de Acolhimento Raio de Sol, localizada em Palmas.

Na ocasião, os policiais levaram a cadela Noa, da raça K9, para socializar com as crianças e adolescentes do abrigo, sob a supervisão dos operadores de cães especializados do NOC. Além disso, a Prosispen distribuiu brinquedos, lanches e realizou, em conjunto, várias brincadeiras para todas as crianças da Casa Abrigo.

Sair da versão mobile