Ícone do site Gazeta do Cerrado

População de Araguatins recebe serviços e cursos durante mutirão

Uma equipe intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF), formada por servidores da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e das Secretarias Estaduais de Educação e Saúde, está nesta terça e quarta-feira em Araguatins, na Região do Bico do Papagaio, levando orientarão aos técnicos do Programa.

Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Araguatins, o atendimento da equipe acontece das 8h às 18h, nos dias 30 e 31 de agosto. Entre os serviços oferecidos, a emissão ou renovação do Cartão do Idoso estadual que garante gratuidade para viagens intermunicipais.

Dona Clarinda dos Santos, 66 anos, foi uma das que aproveitou para renovar o documento. Com quatro filhos morando longe, ela diz considerar o documento fundamental e elogiou a ação do Governo. “Gostei bastante de renovar meu Cartão e, principalmente, da atenção que nos deram aqui. Eu aproveitei e perguntei tudo que queria saber. Agora vou para casa sabendo do que tenho direito”, analisou.

No Cras também era possível verificar se o idoso atendia aos critérios para confecção do Cartão do Idoso Federal, para viagens interestaduais. É com ele que Odeth Cerqueira, 66 anos, e o marido pretendem reencontrar à família. “Tem muitos anos que meu marido não tem notícias da família dele e agora descobrimos que eles moram em Vitória e vamos lá conhecer. Ele ainda tem quatro irmãos vivos e queremos ir o mais rápido possível”, comemorou ela com o Cartão na mão.

Orientação aos técnicos
Visando alinhar os procedimentos e esclarecer dúvidas, a equipe se reuniu na manhã desta terça-feira, 30, com os técnicos do PBF, Cadastro Único, e servidores das áreas da educação e saúde. A secretária Patrícia do Amaral também participou da reunião e reafirmou a importância da visita aos municípios. “Estar aqui e poder conhecer a realidade de vocês é o que temos que valorizar porque é assim que vamos saber como vencer as dificuldades e esse é o nosso objetivo”, analisou.

Ações descentralizadas
A Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) iniciou em dia 15 de agosto e tem como objetivo orientar técnicos que atuam no monitoramento da execução do PBF, Cartão do Idoso e Cadastro Único. Concomitantemente a essa programação, as famílias beneficiárias do PBF poderão participar dos cursos ofertados pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (AAFETO) e realizar emissão de carteira de trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Sair da versão mobile