Ícone do site Gazeta do Cerrado

População de Colméia aprova implantação de Colégio Militar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Polícia Militar (PM/TO), realizou nesta sexta-feira, 25, consulta pública com os moradores do município de Colmeia do Tocantins para implantação da metodologia militar na Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho. A implantação foi aprovada por unanimidade.
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, destacou a importância da pluralidade na rede estadual de ensino. “A implantação da metodologia dos colégios militares, na nossa rede, segue a estratégia de garantir o acesso plural dos estudantes à educação e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa é a 22ª unidade de ensino a receber a implantação, seguindo todo um planejamento e reforçando nossa parceria – Educação e Polícia Militar”, frisou.
Representando o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, o coronel Júlio Manoel da Silva Neto, a tenente coronel Sueli Ferreira dos Santos Viseu destacou a importância do trabalho conjunto entre a PM e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes. “Nessa nossa parceria com a Educação, nós atuamos para fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas, trabalhando a disciplina, alinhada com a metologia da rede. Tem sido muito produtiva essa nossa parceria”, explicou.
O professor de Língua Inglesa, Ioné Alves Barbosa, atua na unidade de ensino desde 2010 e, para ele, os estudantes do município já ansiavam por essa metodologia. “Pelo conhecimento do sistema que foi implantado em algumas escolas e por alguns alunos da nossa cidade estarem saindo para a cidade de Guaraí, a implantação na nossa escola é muito bem-vinda, pois trabalha no aluno o respeito no âmbito social e na unidade escolar”, pontuou.
A agente de endemias Lenir Alves Gomes da Cruz participou da reunião, acompanhada pelo filho Artur Alves da Cruz, que é aluno do  6° ano do ensino fundamental. Ela destacou que está confiante na mudança. “Eu acredito que é uma coisa boa que vai acrescentar. Eu acredito que para o aluno estar na escola militar ele precisa se adequar à disciplina, desenvolvendo respeito. Melhora na escola, melhora em casa”, comemorou.
Já Artur Alves da Cruz contou que está há um ano na escola e que a novidade lhe agradou muito. “Eu me considero um aluno dedicado, mas quero melhorar ainda mais, e essa mudança vai me ajudar. É uma honra ter uma escola militar em nossa cidade, e poder estudar nela é uma grande oportunidade”, ressaltou.
Colégios Militares
O Tocantins passa a contar com 22 Colégios Militares, distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema, Palmas, Cristalândia, Paraíso, Porto Nacional, Pindorama,  Aliança do Tocantins e Colinas do Tocantins; e cinco unidades de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, distribuídas nos seguintes municípios: Palmas (unidades), Gurupi, Paraíso do Tocantins e Formoso do Araguaia.
Unidade de Ensino
Atualmente a Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho funciona nos turnos matutino e vespertino, oferecendo a modalidade de Ensino Fundamental, anos finais (6º ao 9º ano), atendendo 290 alunos, sendo 197 no turno  matutino e 93 no turno vespertino.
Sair da versão mobile