Ícone do site Gazeta do Cerrado

População fará manifestação em Novo Acordo e vai á Justiça contra construção de Usina

Os moradores de Novo Acordo, contrários a construção da Usina Hidrelétrica Monte Santo, prevista para iniciar em 2020, no Rio do Sono, caso a empresa preencha todos os requisitos para a concessão da licença, farão uma mobilização contra a obra. No próximo sábado, dia 7 de janeiro, haverá uma grande manifestação pacífica no município com a finalidade de exercer o direito Constitucional de cidadania e conscientizar os moradores, mostrando os graves riscos da instalação dessa UHE.
O Ato correrá a partir das 7h30 DA MANHÃ, NA ROTATÓRIA DA AVENIDA SETE DE SETEMBRO EM FRENTE AO CRISTO (Saída para Palmas). A previsão é de um número expressivo de pessoas do município e cidades circunvizinhas.
Segundo o movimento, a construção da UHE Monte Santo é questionável por vários aspectos, entre eles, o não cumprimento por parte da empresa, da Resolução número 101, de 14 de Abril de 2009, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que aprova o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Tocantins e Araguaia e que tem força de Lei. Outra alegação é que a Resolução, não só traz fortes restrições do uso do Rio do Sono para esse fim como também adiou os estudos no Rio do Sono até o ano de 2025, o que não foi respeitado pela empresa.

O movimento alega que o projeto é passivo de vários vícios previamente identificados, por isso, após a manifestação impetraremos uma ação popular na Justiça, solicitando a suspensão do projeto e objetivando a conservação do nosso Rio que é o mais importante do que esse empreendimento que pouco nos ajudará em termos de desenvolvimento.

Sair da versão mobile