Ícone do site Gazeta do Cerrado

População vai escolher por votação identidade visual da nova universidade federal do Tocantins, a UFNT

Divulgação internet

Foto – Reprodução internet

O concurso de identidade visual da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) chegou à fase de votação popular. Agora, as três propostas que foram melhor avaliadas pela comissão técnica passam por eleição online. Ajude a escolher a identidade visual da nova universidade!

Para votar, clique aqui.

O formulário de votação apresenta as propostas de cada candidato, compostas por marca, bandeira e brasão. Há também uma descrição feita pelos próprios criadores em que explicam o motivo da escolha de cada elemento gráfico da proposta. O sistema não limita o número de votos por pessoa, que pode participar de qualquer lugar. A votação vai até o dia 20 de novembro e no dia 24 está previsto para sair o resultado final.

Confira abaixo as propostas que estão concorrendo

Proposta 1

Falar sobre a Universidade Federal do Norte do Tocantins é falar em união e solidificação, em uma região que será fortalecida com a sua implementação e ampliação para outros câmpus. Para a criação da marca símbolo dessa instituição, alguns detalhes foram priorizados. Para a tipografia desenhei letras robustas, interligadas entre si, mas com uma parte da letra F em separado, representando que novos câmpus ainda estão por chegar e reforçar a UFNT, como um processo contínuo de crescimento. Os cantos das letras nas suas extremidades são arredondados, em formato de bico de tucano, remetendo ao significado da palavra Tocantins (do tupi tukan, que significa tucano, mais tin, que significa nariz). A cor escolhida foi um tom de verde escuro, que transmite a sensação de vida, natureza, esperança e recomeço.

Nos detalhes da marca, trabalhei conceitos que remetem à história da região onde ficará a UFNT, bem como de seus cursos ofertados. No lado superior esquerdo, sementes de coco-babaçu, símbolo da região, transmitindo a ideia do seu povo, na figura das quebradeiras de coco. Simboliza também a forte agropecuária do local, pois a extração do coco-babaçu é uma atividade produtiva das comunidades que vivem em propriedades voltadas para a criação de gado bovino, integrando lavoura, pecuária e floresta. Nas extremidades superior direita e inferior esquerda, dois traços em marrom para trazer equilíbrio e força ao layout. A cor marrom foi escolhida por representar a terra, e também por transmitir elegância e solidez na psicologia cromática. Para finalizar a paleta de cores, foi escolhido um tom de verde claro, trazendo frescor e leveza para a marca, em compensação aos outros tons mais escuros, contrabalançando todos os elementos em um símbolo forte e cheio de significados.

O nome na instituição vem em fonte sólida, com contraste de negrito. Escolhi uma fonte sem serifa, para transmitir modernidade e juventude. Para a bandeira e o escudo, trabalhei todos os elementos presentes na marca: grafismos, cores e tipografia. Com essa marca apresentada, quis trazer uma representação clara, concisa e objetiva do que é a UFNT e o que ela representa, traduzida em um design de fácil entendimento em todos os seus aspectos.

Proposta 2

É importante que a identidade visual de uma universidade seja responsável por carregar seus valores, sejam estes desde socioculturais até geográficos. A Universidade Federal do Norte do Tocantins tem uma história baseada na luta pela democratização do conhecimento para a região Norte do Estado, pensando nisso, tanto o brasão institucional, nas letras N e T, quanto a bandeira e a marca trouxeram como símbolo de abrangência cultural que a universidade abrigará, o grafismo ‘Òma’ do povo Karajá-Xambioá, que se localizam no município de Santa Fé do Araguaína, Norte do Tocantins.  Ao lado da pintura indígena no brasão, encontram-se as letras U e F com a coloração verde, referenciando o Norte do Estado no contexto da inserção na Amazônia Legal, revivendo sua importância.  Na parte superior do brasão, observam-se duas listras azuis que se cruzam na extremidade alta, representando o encontro dos rios Araguaia e Tocantins, que delimitam geograficamente o Norte do Estado, simbolizam a vida e marcam o início da história da ocupação e da economia de muitas cidades da região, como Xambioá e Guaraí. O rio Araguaia também delimita os municípios de Araguaína, cidade que abrigará a sede da UFNT, e Conceição do Araguaia. A fusão das listras azuis, no brasão, forma um livro cuja capa é amarelo-ouro e indica a riqueza de conhecimento que chega ao Norte do Tocantins com a criação da UFNT. No ápice do brasão e da marca e compondo a bandeira, encontram-se três flores de uma planta perene, nativa do cerrado, da espécie Bulbostylis paradoxa, conhecida popularmente como “cabelo-de-índio”. Esta planta é a única que floresce nas primeiras 24 (vinte e quatro) horas, após a queima completa da região onde se encontra no cerrado. Suas flores acima do livro trazem à marca o simbolismo da resistência do conhecimento em meio a todas as intempéries e a esperança. A base do brasão institucional, abaixo do nome por extenso da UFNT, é formada por 3 (três) tijolos justapostos, também em amarelo-ouro, representando  a riqueza que a construção e fundação de uma universidade trás para a sociedade.

A marca baseia-se na simbologia e design do Brasão institucional e para sua simplificação, os rios Araguaia e Tocantins foram representados por 2 (dois) retângulos azuis separados pelo livro de capa amarelo-ouro. Na bandeira, os 2 (dois) rios são representados por 2 (duas) listras que se encontram e que ao mesmo tempo formam uma seta que aponta para o Norte e para o livro, representando a chegada da UFNT no Norte do Estado. Na base vê-se o grafismo ‘Òma’ dos Karajá-Xambioá referenciando a cultura como a base da identidade de um povo. Ao mesmo tempo que as cores trazem os significados apresentados, fazem referência à Arara-Amarela (Ara ararauna), ave símbolo da Natureza do Estado do Tocantins.

Proposta 3

A nossa proposta de logomarca é simples, utilizamos a cores azul e verde (Código CMYK do Adobe Illustrator) e branco e preto padrão. As cores preto e branco foram escolhidas para dar contraste, o azul e verde foram escolhidas para fazer referência as águas dos rios Tocantins e Araguaia, o verde destacando as riquezas naturais bem como a agricultura e os pastos que são comuns na região. A construção da logo a esquerda traz uma construção feito com círculos e retas representam a construção científica do conhecimento, e ideia é que a construção nos traz várias imagens, destacando aspectos da natureza da região, como por exemplo um peixe, quando observado a parte em branco da lateral inferior esquerda até a lateral superior direita. A bola em preto circulado de azul faz referência a posição geográfica a cidade Araguaína, que é a sede administrativa da UFNT. A parte azul superior, e um semicírculo que se inicia na limitação do polígono azul chegando até a parte inferior direita nos remete a flores presentes no cerrado como o para-tudo, flor do pequi e a caliandra. Olhando o todo, partilhando da parte superior a inferior, é possível ainda enxergar um uma ave, que poderia ser um papagaio que faz referência a região conhecida como bico do papagaio, pode ser uma Arara que é comum na região ou até mesmo um tucano, que da o nome ao estado do Tocantins. As grafias são claras, a sigla UFNT é feita com a fonte “Britannic Bold”, na letra N destacamos um retângulo verde, que liga o sul ao norte destacando a agricultura, já o azul formado por dois retângulos perpendiculares, unidos num ângulo de 45º, destaca a junção dos rio Araguaia e Tocantins. Abaixo temos a inscrição clara em azul “Universidade Federal do Norte do Tocantins” em caixa alta na fonte Myriad Pro Bold. A bandeira segue a tendência, a cor verde acima representa as riquezas naturais, o azul abaixo representa as águas abundantes dos rios da região, o fundo branco faz referência a paz e a clareza que a universidade trás, as ondulações nas formas superiores e inferiores estabelecem uma ideia de olho, colocando a universidade como a que traz visão da ciência a todos. O Brasão é uma construção sóbria e moderna, evitando frases em latim e destacando elementos da região, a forma circular faz referência a uma universidade múltipla e democrática, o branco faz referência a paz e a clareza que a universidade e circunda todo o círculo, acima há um bromélia que é uma planta comum representa com suas três folhas as dimensões da universidade de Ensino, Pesquisa e Extensão e o destaque em azul nas folhas simbolizam a integração com a comunidade. No centro do círculo destaque para o céu azul celeste o sol intenso, comum da região destacando a união dos rios Tocantins e Araguaia que é a identidade da região do bico do papagaio o qual a UFNT irá atual, abaixo a mesma grafia do logo de maneira sóbria.

Fonte – Dicom UFT

Sair da versão mobile