A lista de 2019 de países mais felizes do mundo foi liberada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no final do mês de março. E já era de se esperar que os países Nórdicos liderariam o ranking devido à igualdade social e econômica presente nestes países.
Pelo segundo ano consecutivo, a Finlândia continua sendo a nação mais feliz do mundo. Seguido por outros 155 países, o território bate os concorrentes nos quesitos properidade, assistência social, expectativas de vida, liberdade e generosidade da população. Em seguida, aparecem Dinamarca, Noruega, Isândia e Holanda, o que nos obrigada a refletir sobre o estilo de vida escandinavo e querer descobrir um pouco mais sobre o que a Finlândia guarda de tão bom.
No quesito design, o estilo escandinavo é famoso por garantir bem-estar por meio da decoração calma, com linhas simples e com organização agradável aos olhos. Ramificando-se para outros conceitos mais específicos, surgem o dinamarquês Hygge, e o Lagom, da Suécia. Há também um ritual chamado Fika. Trata-se de um intervalo durante as tarefas do dia para que as pessoas possam desacelerar da rotina.
Enquanto isso, Helsinque, capital da Finlândia, é um polo de criatividade, com galerias de arte, restaurantes, museus e lojas locais super charmosas. Para quem gosta de design, confira três passeios imperdíveis.
Para relaxar
Referência em repouso, os spas finlandeses trazem elegância em uma atmosfera relax. Um deles é o Loyly, fica em frente ao mar Báltico e oferece passeios com certo esplendor arquitetônico. Para quem puder passar mais tempo no local, vale uma sessão de massagem, já para visitas mais rápidas, o restaurante do local é aberto ao público.
Para compras
O estilo escandinavo está por toda parte do país, especialmente em Helsinque, que abriga o Design Dristric, polo criativo na cidade. Ali, você pode garimpar raridades que vão desde de objetos variados à peças de vestuário.
Para comer
O mercado municipal da capital, o Old Market Hall, oferece os sabores mais tradicionais do país, com variedade de frutos do mar frescos. Há opções de barraquinhas e restaurantes mais completos.