Depois de um ano com muitos crimes praticados nas zonas rurais em diversos municípios do Tocantins, a Comissão Nacional da Agricultura (CNA) criou um observatório para facilitar as denúncias no campo. Só em 2016 foram registrados 1,6 mil furtos e roubos de gado, a maioria em Porto Nacional e Dianópolis.
O presidente da Federação da Agricultura do Tocantins, Paulo Carneiro, conta que o principal objetivo é ajudar os produtores rurais, que são alvo de acões criminosas. Ele conta que o produtor deve entrar no site do CNA e realizar a denúncia. “Vai ter um formulário para ser preenchido. A identidade das vítimas será preservada”, conta.
“Começa do assalto do pequeno produtor, médio e grande. Muitos assaltos a rebanho. As propriedades são vítimas de pequenos furtos de insumos até animais de grande porte e máquinas agricolas”, diz Paulo Carneiro.
A ferramenta deve facilitar o combate ao crime e todas as denúncias serão usadas para pedir mais política pública de segurança na zona rural. “Vamos levar as autoridades e órgãos competentes para fazermos as denúncias e pedir mais rapidez para tirar esses marginais do campo.”