Ícone do site Gazeta do Cerrado

Porto e Taguatinga iniciam vacinação contra Covid de idosos a partir dos 80 anos

Vacinação em Porto Nacional - Foto - Dornil Sobrinho

Vacinação em Porto Nacional – Foto – Dornil Sobrinho

A vacinação em idosos com idade a partir de 80 anos acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Centro de Convenções Comandante Vicentão, no horário de 8h às 16h. Para receber a vacina é necessário apresentar o cartão de vacina, cartão do SUS e documento pessoal (RG, CPF).

Segundo a Secretária da Saúde Lorena Martins, do total de vacinas recebidas na segunda remessa, 6% será destinada para os profissionais da saúde e o restante, a maior parte, será destinada para o grupo prioritário, os idosos a partir de 80 anos.

Sabe-se que há casos em que os idosos possuem limitações na hora de se locomover, por isso, Lorena explica como proceder nesses casos. “Para o idoso que não consegue se locomover, orientamos a família para procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para deixar o nome, endereço e demais informações para que seja providenciada a vacinação em domicílio”.

A Diretora de Vigilância em Saúde Zenilde Carvalho alerta para os casos em que é preciso aguardar um pouco mais para tomar a vacina. “Idosos que estão com sintomas de gripe, como coriza, febre e mal estar ou estiverem fazendo tratamento de alguma doença, como câncer, não devem se vacinar neste momento devido à imunidade que pode estar baixa”.

Ainda de acordo com Zenilde, o Centro de Convenções foi o espaço escolhido para a realização da vacinação por ser amplo, pois sabemos que a maioria dos idosos necessitam de acompanhante.

A portuense moradora do bairro Auto da Colina, Maria Martins Ferreira, disse que está animada. “Eu peço a Deus que chegue [vacina] para todo mundo, eu tenho muito neto pequeno, família grande. Então, desejo que Deus abençoa e chegue para todos”.

O morador do Jardim Brasília, João Batista da Silva, já está na expectativa da segunda dose: “espero que seja boa igual a primeira, eu fiquei muito satisfeito”. A segunda dose da vacina está prevista para o dia 15 de março.

Em Luzimangues, a vacinação acontecerá nesta quinta-feira (18 ) das 8h30min às 16h na Igreja Ministério Acácia, TO-80, próximo a Feira Coberta de Luzimangues.

 

Taguatinga

Vacinação em Taguatinga – Foto – Ceila Menezes

Dia de esperança e gratidão!  Hoje, teve início em Taguatinga, na região Sudeste do estado, a vacinação contra a Covid-19, da 3° remessa, que prioriza idosos com idade de 90 anos ou mais e 80 a 89 anos.
O início da vacinação aconteceu nesta manhã, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Dona Helena Novais.
“Nesta remessa, o nosso município recebeu 290 doses e seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, vamos imunizar os idosos, além dos trabalhadores da saúde”, explicou o secretário municipal de saúde, Leandro Amorim.
A vacinação está sendo realizada por meio dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que receberam treinamento para efetivar a imunização. Do total das 290 doses de CoronaVac, enviadas ao município nesta remessa, serão imunizados: 100% de idosos com idade de 90 anos ou mais (69 idosos), 60% de idosos com idade de 80 a 89 anos (203 idosos) e 6% para profissionais da saúde.
O prefeito Paulo Roberto, agradeceu a dedicação e empenho dos profissionais e fez um esclarecimento quanto ao número de doses. “com certeza é mais um dia histórico para nossa gente. Sabemos que toda população quer receber a vacina. Informamos que todos vão receber, porém, pedimos a compreensão da nossa comunidade, pois doses estão sendo enviadas aos poucos para cada município, seguindo um protocolo de distribuição do Ministério da Saúde. À medida que forem enviadas mais remessas, mais pessoas terão acesso a vacina”, finalizou o prefeito.

Por Anne Karianny Moreira/Secom Porto Nacional
Por Ceila Menezes/Secom Taguatinha

Sair da versão mobile